Vendas de desktops iMac caíram 10% em 2016

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de desktops iMac caíram 10% em 2016

A decisão da Apple de não renovar sua linha de computadores iMac em 2016 teve consequências bastante previsíveis. Segundo a IDC, a companhia testemunhou uma queda de 10% nas vendas do dispositivo — a primeira desde 2001 —, dando espaço para que nomes como Lenovo e Dell aumentassem sua presença nesse segmento de mercado.

A queda da Apple foi maior do que a média do segmento, que registrou uma esperada perda de 5,7% em suas vendas gerais. A única área que registrou resultados maiores foi a de componentes de alto desempenho e a de acessórios para games que, juntas, quebraram a marca de US$ 30 bilhões em vendas pela primeira vez na história.

A Apple caiu para a quinta posição entre as maiores fabricantes de desktops do mundo

Os resultados fizeram com que a companhia da Maçã caísse para a quinta posição entre os maiores fabricantes de PC do mundo. A Lenovo se mantém na liderança do segmento, sendo seguida pela HP, Dell e pela ASUS, que passou a ocupar a quarta posição do ranking com uma participação de 7,4%.

Segundo os analistas Anand Srinivasan e Wei Mok, da Bloomberg, a Apple vai ter que explorar novos mercados — como o da crescente classe média chinesa — para conseguir se manter relevante na área de produtos de alto custo. Embora a companhia não tenha divulgado seus planos para 2017, o CEO Tim Cook garantiu recentemente que os fãs de desktops não têm com o que se preocupar nesse sentido, indício de que uma renovação na linha da empresa pode estar bastante próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.