Sabe qual é a idade do PC mais antigo do mundo? Sim, 2 mil anos

1 min de leitura
Imagem de: Sabe qual é a idade do PC mais antigo do mundo? Sim, 2 mil anos

Por definição, computadores são máquinas capazes de tratar informações de maneira automática ou de processar dados. Com isso, é possível afirmar que o primeiro PC já registrado pelo humanidade data de 60 a.C., há mais de 2 mil anos.

O computador em questão se chama Máquina de Anticítera e foi descoberto há 115 anos na ilha grega homônima, Anticítera. O PC possui 30 engrenagens, porém, até o momento, ninguém sabia direito qual era a função da máquina. Até agora, já que novas pesquisas que foram publicadas estão indicando um caminho bem interessante.

Como noticiado pela Reuters, pesquisadores da Universidade de Cardiff disseram que a máquina é uma calculadora astronômica utilizada pelos gregos antigos para traçar o movimento do Sol, da Lua e de planetas, além de prever eclipses. Ainda, os pesquisadores comentam que o computador também poderia ser usado para "adivinhar a sorte".

"Isso confirma que o mecanismo exibia planetas, além de mostrar a posição do Sol e da Lua no céu", comentou Mike Edmunds, professor da astrofísica em Cardiff, ao comentar uma análise de inscrições minúsculas nos fragmentos restantes do PC.

Eclipses

Edmunds está estudando a máquina há 12 anos e notou o seguinte sobre eclipses e predição: "Não sabemos bem como interpretar isso, mas pode remontar às insinuações de que a cor de um eclipse era uma espécie de presságio ou sinal. Certas cores podem ser melhores para o que está por vir do que outras", disse durante apresentação, e completou: "Se for isso, e estivermos interpretando corretamente, esta é a primeira ocasião em que encontramos qualquer menção real de astrologia, em vez de astronomia, no mecanismo."

Como nota a Reuters, mesmo com a possibilidade de os gregos tentaram "adivinhar o futuro" com o computador, o objetivo primordial era astronômico, não astrológico. Alexander Jones, professor de história do Instituto Para o Estudo do Mundo Antigo, de Nova York, disse o seguinte sobre o PC: "Os textos serviam para ajudar o observador a entender o significado de todos os diferentes pontos e indicadores, o que isso lhes ensinaria sobre o cosmo em que vivem e sobre como, através de ciclos de tempo, isso se relaciona com suas vidas".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.