Cientistas colocaram dois computadores quânticos para se enfrentar

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas colocaram dois computadores quânticos para se enfrentar
Imagem: IBM

Sabemos que já existe um bom número de computadores quânticos em desenvolvimento ao redor do mundo. Mas qual deles é o mais poderoso? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Maryland aparentemente se perguntou sobre isso e resolveu colocar seu próprio PC quântico à prova contra o sistema desenvolvido pela IBM.

Visto que a empresa possui uma plataforma na nuvem para que o público faça testes com seu PC quântico, tudo o que os pesquisadores precisaram fazer foi colocar ambos os sistemas para rodar um mesmo algoritmo ao mesmo tempo. Qual foi o veredito? Bem... Digamos que foi um empate dos mais curiosos.

Enquanto um PC foi mil vezes mais rápido, o outro foi mais de duas vezes mais preciso

O fato é que os dois aparelhos acabaram se saindo melhor do que o outro em aspectos completamente diferentes. Por um lado, o computador da IBM foi mil vezes mais rápido do que seu competidor; por outro, ele apresentou uma precisão de apenas 35,1%, enquanto o PC quântico da Universidade de Maryland se saiu quase duas vezes melhor, com 77,1% de precisão.

É importante notar, como apontado pela revista Science, que isso é resultado de ambos os computadores terem como base tecnologias completamente diferentes – afinal, a computação quântica ainda mal saiu de seus primeiros passos. Mesmo assim, isso é um sinal animador de que esse campo está avançando cada vez mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.