35 artes em computação gráfica que parecem reais

2 min de leitura
Imagem de: 35 artes em computação gráfica que parecem reais

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/CR Record)

Uma das maiores vantagens trazidas por computadores mais poderosos está em sua capacidade de gerar cenas em computação gráfica simplesmente incríveis. Mas um computador bom não é o mais importante – antes de tudo é preciso de alguém habilidoso o suficiente para tirar proveito dessa potência.

Mesmo assim, existem algumas pessoas que conseguem superar qualquer expectativa, criando cenas em computação gráfica tão incríveis que é quase impossível perceber qualquer sinal de que elas não são reais. E o CGTrader aproveitou para fazer uma lista com uma seleção das melhores artes que podemos encontrar nesse quesito. Confira logo abaixo as que mais se destacam.

Sobre os alpes

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/CGSociety)

Gerar a aparência natural das montanhas na imagem não foi nada fácil. Segundo Marcin Gruszczyk, o criador da CG, foi preciso alternar a montagem do modelo entre dois programas diferentes – um para formar a aparência da montanha, outro para calcular a erosão do terreno. Só então a estrutura pôde ser exportada para o 3DS Max, para a adição dos aviões.

Quintal

Um desavisado que assistir ao vídeo acima provavelmente confundiria isso com uma simples filmagem amadora (com exceção do tentáculo saindo do chão, é claro). Mas o fato é que toda a cena mostrada, da casa à cerca e até mesmo a grama, são apenas uma incrível CG feita pelo artista Marek Denko. Caso queira ver o processo em mais detalhes, basta clicar aqui para ter um passo a passo de todo o projeto.

Calau-africano

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/CGSociety)

Se criar uma cena em computação gráfica de um objeto já é difícil, acredite: fazer o mesmo com um ser vivo é absurdamente mais complicado. Isso, no entanto, não impediu Leandro Hounnake de gerar uma imagem belíssima de um calau-africano. Vale notar as diferenças de textura entre o bico, a pele e as penas da criatura – cada uma passa um tipo de reflexão e um nível de aspereza diferente.

Alien vs Predador

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/CGTrader)

Dois cosplayers fãs de um bom jogo de xadrez? Alien e Predador tentando resolver suas diferenças de uma maneira menos agressiva? Não importa. A cena é tão bem-feita e traz uma situação tão surreal que você dificilmente vai se perguntar sobre qualquer defeito na arte. A imagem foi, na verdade, utilizada como propaganda para o filme protagonizado pelas duas criaturas na Nova Zelândia (clique aqui para ver o processo de criação do CG, se desejar).

Lavoura

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/CGSociety)

Você diria que essa imagem é algo além de uma foto de uma antiga casa de campo? É pouco provável. O projeto, segundo Tim Jones (o criador da arte acima), foi originalmente renderizado em qualidade 4K – algo que, em um computador de alto desempenho, ainda levaria algumas dezenas de horas para ficar pronto.

.....

Além das imagens destacadas acima, a lista ainda possui outras 30 cenas. Basta acessar a galeria abaixo se quiser vê-las. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.