Tecnologia gera avatares ultrarrealistas a partir de uma única selfie

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia gera avatares ultrarrealistas a partir de uma única selfie

Em alguns jogos de video game, é possível criar personagens customizados com detalhes faciais precisos. Muita gente gosta de passar tempo nessa atividade, tentando representar amigos, pessoas famosas e, por que não, a si mesmo. É claro que isso exige certa habilidade e pode dar um trabalhão, e o resultado nem sempre é muito satisfatório.

Imagine se houvesse um recurso capaz de captar feições de uma pessoa a partir de uma foto e replicá-las com precisão em um avatar feito em computação gráfica! Pois uma startup chamada Loom.ai, formada por veteranos da DreamWorks e da Lucasfilm, desenvolveu uma tecnologia que mistura visão computacional, aprendizado de máquina e elementos avançados de efeitos especiais usados nos filmes de Hollywood.

A grande sacada dessa tecnologia é que ela cria avatares computadorizados a partir apenas de uma selfie

A grande sacada dessa tecnologia é que ela cria avatares computadorizados a partir apenas de uma selfie – uma simples foto do rosto de uma pessoa –, não sendo necessárias capturas complexas de imagem. Testes foram realizados com fotos de celebridades, como Will Smith, Kanye West, Angelina Jolie, Rihanna e até o magnata da tecnologia, Elon Musk. O resultado é impressionante; confira nos vídeos:

Will Smith

Kanye West

Angelina Jolie

Rihanna

Elon Musk

Detalhes e aplicação

Além da semelhança inegável, o recurso consegue produzir expressões faciais diversas que vão ganhando mais riqueza e diversidade com o tempo. Partes mais detalhadas, como cabelos e dentes, ainda apresentam algumas limitações, mas estão sendo aprimoradas com rapidez pela startup.

Uma das principais aplicações dessa tecnologia pode ser o mercado crescente de realidade virtual, sendo possível “traduzir” a aparência das pessoas no mundo real com perfeição para o mundo digital, dando mais realismo a jogos e outras aplicações dessa categoria.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.