Comparativo Galaxy S7 x Galaxy S6: qual é o melhor smartphone?

4 min de leitura
Imagem de: Comparativo Galaxy S7 x Galaxy S6: qual é o melhor smartphone?

Com tantos lançamentos no mercado de dispositivos móveis, fica bastante difícil escolher a melhor opção entre as que estão disponíveis. Levando isso em consideração, o TecMundo vai dar uma mãozinha para os consumidores que estiverem com dúvidas, prosseguindo com um quadro que inauguramos recentemente: o comparativo de smartphones, colocando lado a lado dois modelos específicos para batalhar pela preferência de nossos leitores.

Neste artigo, vamos colocar no ringue o Samsung Galaxy S6 e o Samsung Galaxy S7, dois aparelhos da mesma família que agora estão disponíveis para os consumidores. Apesar de o top de linha atual trazer especificações técnicas mais parrudas, é preciso analisar o "conjunto da obra", levando em consideração, principalmente, o preço dos modelos no mercado. Qual desses aparelhos é o melhor para você? Qual oferece o melhor custo-benefício? Confira a resposta para esses e muitos outros questionamentos no nosso comparativo!

Samsung Galaxy S7 vs. Samsung Galaxy S6: qual você prefere?

Design

Colocando-os lado a lado, os dois smartphones têm praticamente as mesmas dimensões. Porém, por conta de algumas mudanças internas, o Galaxy S7 é levemente mais grosso e pesado que seu irmão menor. O material utilizado na construção também é igual, com destaque para o vidro e as bordas metálicas que conferem o aspecto visual premium tão elogiado dos aparelhos.

O modelo mais recente também conta com uma leve curvatura nas bordas laterais traseiras, o que confere mais ergonomia para o dispositivo

A posição dos botões e conexões, como a entrada para o cabo micro USB e fone de ouvido, permanece a mesma. A exceção fica por conta da gaveta para os chips, que no Galaxy S7 fica localizado na parte superior e no S6 encontra-se na lateral. O modelo mais recente também conta com uma leve curvatura nas bordas laterais traseiras, o que confere mais ergonomia para o dispositivo.

Por conta do aumento de espessura, a protuberância da câmera no Galaxy S7 é um pouco mais sutil quando comparada ao do seu antecessor. Entretanto, um dos principais destaques do atual flagship é a resistência a água e poeira, característica que estreou no Galaxy S5 e ficou de fora no Galaxy S6.

Tela

Embora possuam as mesmas especificações técnicas para o display, a tela do Galaxy S7 é sensivelmente melhor, especialmente na exibição de cores e balanço de branco. Além disso, o modelo mais recente conta com o "Always On Display", um recurso que exibe informações úteis quando a tela está desligada sem consumir muita energia e exigir muito do aparelho. Porém, no geral, a experiência proporcionada pela tela de ambos é semelhante e bastante agradável.

Interface

Equipados com Android, os dois smartphones oferecem uma experiência semelhante e bastante agradável com relação à interface. A versão nacional do S6 ainda está no Lollipop, mas receberá o update para o Marshmallow em breve. O S7 já vem equipado com o Marshmallow e tem como destaque o Game Launcher, uma espécie de gerenciador de jogos que oferece algumas funções úteis para a jogatina.

Desempenho

O Galaxy S7 é evidentemente mais potente que o seu antecessor. Com um hardware bem mais parrudo, o S7 se sai melhor nos benchmarks de desempenho de um modo geral. Porém, vale ressaltar que ambos apresentam uma performance acima da média e com certeza atenderão com sobra as exigências da maioria dos consumidores.

O Galaxy S7 é evidentemente mais potente que o seu antecessor

Com relação ao armazenamento, o S6 merece elogios por oferecer mais opções de memória interna, mas o S7 possui suporte a cartão micro SD, podendo expandir a sua memória em até 200 GB. O leitor de digitais de ambos funciona de forma muito rápida e precisa.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para essa comparação, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

AnTuTu Benchmark

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

AnTuTu Benchmark

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal, o processador é avaliado, e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam melhor desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark

Câmera

Embora possua uma resolução menor que seu antecessor, o S7 também é superior com relação a qualidade das fotos. Além de oferecer mais nitidez e cores mais vibrantes, o destaque do modelo mais recente é a velocidade de foco graças à tecnologia Dual Pixel. Na câmera frontal não há diferenças significativas, já que ambos apresentam bastante qualidade no registro das selfies.

Fotos com o Samsung Galaxy S7

Fotos com o Samsung Galaxy S6

Bateria

O aumento na capacidade de bateria fez bem para o sucessor do S6, já que o modelo mais antigo foi duramente criticado nesse ponto. O resultado disso é uma autonomia maior para o Galaxy S7, que quase aguenta dois dias inteiros de uso moderado. O tempo de carregamento é um ponto positivo para ambos os modelos.

Qual é o melhor?

Os dois smartphones são parecidos e entregam uma experiência digna de top de linha. Embora seja melhor em todos os aspectos, o S7 é bem mais caro que seu antecessor, o que favorece o custo-benefício do S6.

Diante dos resultados, qual você acha a melhor escolha: Galaxy S7 ou Galaxy S6? Deixe a sua opinião nos comentários e até o próximo vídeo!

Análise do Galaxy S6

Análise do Galaxy S7

Nossos comparativos

Galaxy S7 ou Galaxy S6: qual você prefere? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.