Cartões de memória XQD 2.0 vão transferir 1 GB de dados por segundo

1 min de leitura
Imagem de: Cartões de memória XQD 2.0 vão transferir 1 GB de dados por segundo

Os cartões de memória no formato XQD ainda não se popularizaram muito. Apesar disso, a CompactFlash Association (CFA) acaba de divulgar a versão 2.0 da interface. Se a primeira já era capaz de efetuar transferências de dados em uma velocidade de 1 gigabit (125 megabytes) por segundo, o novo padrão consegue aumentar a rapidez do tráfego dos dados para 8 gigabits (1.000 megabytes) por segundo.

O projeto está sendo liderado pela Sony, que recentemente lançou modelos de cartões de memória que utilizam o padrão XQD de transferência de dados. O XQD 2.0 ainda está em desenvolvimento, portanto, não há data de lançamento oficial para que o formato chegue aos novos dispositivos. Entretanto, a CFA quer que o novo padrão esteja disponível até a segunda metade de 2012.

Os cartões de memória no formato XQD são voltados para o ramo do audiovisual, que é um setor que precisa de uma transferência de dados extremamente rápida, principalmente para os novos padrões de vídeo 4K que em breve devem chegar ao mercado.

Fonte: Engadget

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.