Como funciona o acelerômetro de um smartphone? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como funciona o acelerômetro de um smartphone? [vídeo]

O movimento de rotação de tela de uma smartphone é uma das coisas mais interessantes incluídas nos aparelhos da nova geração. Mas alguma vez você já se perguntou como isso é possível e o que exatamente acontece para que a tela possa girar com suavidade sempre que você precisa?

Bill Hammack, em seu quadro “The Engineer Guy” mostra de forma simples como funciona o acelerômetro, tecnologia que torna os movimentos de rotação possíveis. A peça é extremamente pequena e tem duas partes principais.

Primeiramente, uma pequena mola fixada ao aparelho indica qual é a medida de aceleração a cada movimento. Além disso, uma pequena bola informa se houve ou não movimento de massa. O acelerômetro é composto por três dessas peças, que fazem o mesmo trabalho de forma simultânea.

Os dados emitidos por elas são comparados e, após o cruzamento das informações, é possível determinar com precisão exata de que maneira o aparelho está posicionado. Dentro de um smartphone, como você confere no vídeo acima, o princípio foi adaptado e dispensa a bola e as molas, mas a lógica de funcionamento é a mesma.

Fonte: YouTube

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.