WhatsApp: como impedir que arquivos sejam salvos automaticamente

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como impedir que arquivos sejam salvos automaticamente

Ao utilizar o WhatsApp, o seu smartphone vai criar uma pasta em que os arquivos mandados pelos seus amigos (como fotografias e vídeos) são salvos. Isso é feito automaticamente, de maneira que você pode acabar com uma quantidade de dados bastante grande ocupando espaço no seu aparelho e sem nem saber disso.

Contudo, esse pequeno problema pode ser contornado de maneira simples. Isso porque o aplicativo permite que você desabilite esse recurso automático. Sendo assim, você vai salvar apenas os arquivos que quiser manter no seu aparelho, resultando em uma organização bem mais eficiente de fotografias e vídeos.

Pensando nisso, o Tecmundo preparou este tutorial, de modo que você pode conferir como fazer isso com o WhatsApp para os sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente — e o método de trabalho é realmente simples.

Escolhendo apenas o que interessa

Android

Assim que você abrir o aplicativo no seu aparelho Android, toque no botão representado por três pontos e acesse a área de “Configurações” — o modo de acesso pode mudar dependendo do seu aparelho e da versão do seu sistema operacional.

Com isso, uma nova janela vai ser aberta, com diferentes alternativas de trabalho. Tudo o que você precisa fazer é tocar em “Download automático de mídia”. O próximo passo é tocar em “Quando utilizando rede de dados”.

Em seguida, no menu que surgir, desmarque todas as opções de arquivos que aparecer e confirme a operação. Depois disso, volte para o menu anterior, escolha “Quando conectado ao WiFi” e repita a operação descrita.

iOS

Ao pegar o seu aparelho iOS, abra o WhatsApp e toque na alternativa “Opções”, botão localizado no menu inferior da sua tela. Logo em seguida, escolha a divisão chamada “Ajustes de Conversa”.

Na nova janela que for aberta, há uma opção chamada “Salvar Mídia Recebida”, sendo que você deve desativá-la. Simples, não é mesmo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.