4 maneiras de fazer backup dos saves dos jogos de PC

2 min de leitura
Imagem de: 4 maneiras de fazer backup dos saves dos jogos de PC

Se por algum motivo você precisa formatar seu computador, trocar de PC ou simplesmente quer manter os saves de seus games seguros, pode gostar de conferir algumas dicas deste artigo.

Aqui, mostramos formas simples de manter um backup de todos os saves de jogos em seu computador. Confira as possibilidades e nunca mais perca a jogatina por falta de backups.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seus jogos podem já estar na nuvem

A forma mais básica de manter o backup é usando a nuvem. Se você usa o Steam, já deve saber disso, mas o sistema conta com o armazenamento na nuvem e isso ajuda muito na hora de manter os backups dos jogos em dia. Você não precisa de qualquer configuração especial, basta conferir se o game tem suporte ao Steam Cloud.

É possível descobrir isso na hora de instalar o jogo. Ao lado direito da tela aparece a opção “Steam Cloud”. Se quiser, você pode conferir também os games já existentes em sua conta. Para isso, abra o menu “Biblioteca” e, ao selecionar a visualização em lista, procure a coluna que conta com o desenho de uma pequena nuvem: os games com o ícone da nuvem tem os saves em segurança na sua conta. Para os que não contam com essa opção, você pode ficar de olho nas alternativas a seguir.

Use um gerenciador de saves

GameSave Manager é um sistema de backup e gerenciamento de saves. Ele faz o backup dos arquivos e mantém toda a sua memória de jogos intacta. Ele é capaz de fazer buscas no computador até encontrar os arquivos de jogos salvos na máquina.

Você pode realizar um backup imediatamente ou agendar backups futuros. Pelo painel principal do sistema, você também pode restaurar dados, visualizar relatórios e customizar o software.

Force a ligação com a nuvem

Para os jogos que não funcionam com backup na nuvem, você tem ainda a alternativa de forçar essa ligação. Você poderia fazer isso com uma série de passos complicados por meio do próprio Windows, no entanto, o GameSave Manager também é capaz de executar a ação. A melhor parte disso é que você só precisa seguir as instruções no Steam Spreader – o que poupa um bom tempo no dia a dia.

Faça o backup manual

Se você preferir (ou se os métodos anteriores falharem) você pode fazer a busca e o backup manualmente. É importante ter em mente que cada desenvolvedor costuma salvar os arquivos de uma forma diferente, o que vai dar um trabalho um pouco maior.

Antes de tudo, confira abaixo os endereços mais comuns para que você procure os saves de games. Assim que encontrar os arquivos, é só fazer a cópia para outro local de armazenamento. Lembre-se de, nos caminhos abaixo, substituir “NOME” pelo seu usuário do Windows, “GAME” pelo nome do jogo e “USUÁRIO” pelo nome de usuário no Steam.

C:\Users\NOME\Saved Games\GAME

C:\Users\NOME\Documents\GAME

C:\Users\NOME\Documents\My Games\GAME

C:\Users\NOME\AppData\Local\GAME

C:\Users\NOME\AppData\Roaming\GAME

C:\Program Files\Steam\steamapps\common\GAME

C:\Program Files\Steam\USUÁRIO\GAME

C:\ProgramData\GAME

C:\Program Files\GAME

Atenção: essa lista traz apenas algumas sugestões de diretórios em que os saves de seus games possam estar armazenados. Alguns desenvolvedores podem enviar arquivos para outros locais, como os registros do Windows.

Se você está com dificuldade em encontrar arquivos de algum jogo específico, o melhor é apelar para informações de fóruns e grupos de discussão online. De qualquer forma, recomendamos que você prefira utilizar o GameSave Manager, pois ele poupa muito tempo e ainda garante um trabalho muito mais eficiente do que o modo “old school”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.