Android: que tal instalar o novo app de câmera em seu smartphone?

4 min de leitura
Imagem de: Android: que tal instalar o novo app de câmera em seu smartphone?

Que tal simular o efeito de imagem em 360º? (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Nada de rootar o seu aparelho. E não se preocupe quanto à versão do seu Android. O aplicativo Stock é capaz de rodar em Jelly Bean (Android 4.1 e 4.2) e em ICSs (Android 4.0). E por que instalá-lo? Após o lançamento do Android 4.3, certas melhorias foram implantadas na opção de câmera de certos mobiles – algumas dessas otimizações podem ser notadas, inclusive, em aparelhos como o Galaxy S4 e HTC One (clique sobre os nomes dos aparelhos para conferir uma análise completa de cada um deles).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O app Stock, inspirado então pelas novas funcionalidades e interface da recente versão do recurso de registros fotográficos, conta com opções realmente interessantes: tire fotos panorâmicas que simulam o efeito de 360º, visualize suas imagens de forma diferenciada em sua galeria, regule o equilíbrio de branco e tenha acesso a vários modos de cenário com esta aplicação.

Acompanhe este tutorial, fique atento aos passos que devem ser seguidos durante a instalação deste APK e tenha às mãos o gostinho de algumas funções parecidas com as oferecidas por aparelhos equipados com opções robustas de câmera.

Passo 1 – Autorize seu mobile a instalar o arquivo

Antes mesmo de baixar o APK, você deverá ativar a opção “Fontes desconhecidas: Permitir a instalação de aplicações a partir de fontes desconhecidas”. Para acessar esse espaço, toque sobre o botão “Definições” e encontre o recurso “Segurança”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Na tela aberta, note que diversas opções vão ser listadas. Habilite a função “Fontes desconhecidas” (conforme mostrado pela imagem acima) e passe, agora, à etapa seguinte de instalação do app Stock.

Passo 2 – Baixando e instalando o arquivo

Durante os nossos testes, e também conforme apontado por vários usuários que tentaram instalar este aplicativo, uma mensagem de erro foi apresentada justamente no momento de instalação do arquivo APK. Mas fique calmo. Há pelo menos duas formas de contornar esse problema.

Instale o app Astro

Antes mesmo de baixar o APK, recomendamos que você utilize o aplicativo Astro (disponibilizado pela Google Play neste link de forma gratuita). Esse programa é, na realidade, um gerenciador de arquivos – todos os seus dados serão, portanto, listados por ele.

Baixe o APK, navegue pelo app e execute o arquivo. (Fonte da imagem: Reprodução/GooglePlay)

E o que o app tem a ver com o Stock? Após realizar o download do arquivo (veja os links elencados logo abaixo), o Astro vai ser capaz de abri-lo e executá-lo sem grandes problemas. Você até pode baixar o APK diretamente no seu mobile e tentar instalá-lo usando o software do próprio Android – contudo, pode ser que uma mensagem de erro apareça em seu aparelho.

Ou envie o APK para o seu email

Nota: esta dica vale para a instalação de qualquer extensão APK – e não apenas para o app Stock. Se, por um motivo qualquer, o seu Android se recusar a instalar um ou outro aplicativo, uma solução simples pode rapidamente remediar o tal problema. Acompanhe as etapas do procedimento que deve ser adotado e rode, facilmente, diversos arquivos em seu mobile:

  • Baixe o APK do app Stock disponível em algum dos links listados: (Link 1); (Link 2); e (Link 3).
  • Nota: se qualquer um dos links postados não funcionar, tente buscar o APK via Google. Devido à alta frequência de downloads, os mirrors criados podem, por vezes, ficar fora do ar.
  • Envie o arquivo para a sua conta de email;
  • Abra, em seu smartphone, seu email e baixe então a extensão APK; e
  • Baixe, via mobile, o arquivo anexado em seu email e pronto; execute-o e instale-o.

Baixe o arquivo via mobile do seu email. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Ambos os métodos de instalação mencionados acima devem funcionar de modo pleno em seu aparelho. Em nossos testes, utilizamos a segunda opção – baixamos o APK via smartphone e, em alguns instantes, o instalamos em nosso aparelho (um HTC One).

Passo 3 – Acesse o app

Note que, se os passos anteriores foram devidamente seguidos, o aplicativo Stock já deverá estar funcionando em seu aparelho. Em alguns casos, um ícone adicional é criado na interface do smartphone – basta tocar sobre ele para abrir o novo app de câmera.

Acesse o app e experimente novas funções. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Outra novidade verificada é uma nova forma de exibição das imagens em sua galeria. Mas atenção: como cada aparelho possui um layout particular de mostra de fotos, pode ser que grandes mudanças não sejam notadas por um ou outro usuário; veja, na imagem abaixo, como as fotos passaram a ser mostradas em nosso HTC One:

A exibição das imagens pode variar de acordo com cada aparelho. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

O que há de novo?

Bem se sabe que a qualidade de hardware dos dispositivos móveis é fator determinante no que diz respeito ao desempenho máximo de determinados recursos oferecidos por softwares relacionados à fotografia. Logo, não espere que implementações radicais sejam instaladas em seu smartphone.

Navegue pelo Stock e descubra novas possibilidades de fotografia. (Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Porém, deve-se notar que determinadas funções oferecidas pelo Stock são, de fato, interessantes. Veja alguns screenshots do aplicativo, que conta com recursos como equalização do balanço de branco, regulagem do uso do flash, efeito de montagem de paisagens que simula o formato de fotos em 360º e disponibilização de filtros para imagens, entre outros.

....

Além das notáveis melhorias no visual do aplicativo de câmera, novas funções podem ser exploradas em Stock; um estilo diferenciado de exibição das imagens em galeria também é um dos fatores que chamam a atenção neste aplicativo. Você conseguiu instalar esta extensão em seu aparelho? O que achou dela?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.