WhatsApp: como apagar mensagens enviadas no Android

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como apagar mensagens enviadas no Android

Como apagar mensagens enviadas (Fonte da imagem: iStock)

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para você trocar mensagens rápidas com os seus contatos, além de ser uma alternativa ao envio de SMS. Como o programa conta com uma série de configurações, além de ser de uso simples, atualmente ele conta com vários adeptos, o que deixa o seu uso ainda melhor.

Isso porque vários dos seus amigos já devem possuir a aplicação instalada no smartphone, dispensando a necessidade de enviar muitos convites para que eles passem a utilizá-lo. Porém, quando você possui muitas conversas na tela central do programa, ele pode começar a parecer um pouco desorganizado.

Uma forma de ordenar isso é apagando algumas das conversas antigas ou sair de grupos nos quais você não esteja ativamente trocando mensagens. Abaixo, preparamos um pequeno tutorial explicando como realizar tais ações. Vale a pena apenas reforçarmos que esse é um passo a passo mais voltado para iniciantes que não sabem como limpar chats no WhatsApp.

Observação: antes de começar, lembre-se de que as mensagens são removidas apenas do seu aparelho! Não há como desfazer uma conversa já enviada.

Apagando mensagens ou chats

Se você quer apagar uma ou mais mensagens em um chat, mas não excluir a conversa toda, primeiro entre na tela referente a ela. Em seguida, selecione a linha que você deseja remover pressionando-a por alguns instantes. Então, você pode adicionar mais do que uma mensagem, apenas tocando as outras. Quando tudo estiver conforme o desejado, basta utilizar o botão com o formato de uma lixeira, exibido no topo da tela.

Apagando mensagens em uma conversa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você queira apagar todo o chat, pode fazê-lo de duas formas. Na primeira, entre na tela com a conversa que você deseja excluir, pressione o botão de configurações e selecione a alternativa “Mais”. Em seguida, na nova janela exibida, escolha a opção “Apagar conversa”.

Apagando todas as mensagens em um chat (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A segunda forma para realizar o procedimento consiste em, a partir da tela central do WhatsApp, segurar e manter pressionada por alguns instantes a conversa que você quer apagar. Em seguida, basta escolher a opção “Excluir conversa”.

Excluindo toda a conversa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Da mesma forma, você também pode apagar um chat presente em um grupo e sair dele. Para isso, na tela principal do WhatsApp, segure e mantenha pressionada por alguns instantes a conversa em grupo que você quer apagar. Feito isso, na nova janela exibida, selecione a alternativa “Excluir e sair do grupo”.

Removendo uma conversa em grupo e saindo dele (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Limpar todo o histórico

Talvez você queira limpar completamente o seu histórico do WhatsApp. Você possui duas formas para realizar essa ação: apagar as mensagens e as conversas ou excluir apenas as mensagens, mas manter as janelas de chat nas quais elas foram trocadas. Vamos começar ensinando como proceder para realizar a primeira operação.

Para apagar todas as conversas e as mensagens contidas nelas, na interface central do WhatsApp pressione o botão de opções, escolha a alternativa “Configurações” e entre em “Configurações de conversa”. Em seguida, na nova tela aberta, vá até o final dela e selecione a alternativa “Apagar todas as conversas”.

Removendo a conversa e as mensagens (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já para apagar apenas as mensagens, mas manter as janelas de conversa, na tela principal do WhatsApp pressione o botão de opções, escolha a alternativa “Configurações” e entre em “Configurações de conversa”. Feito isso, na nova janela aberta, vá até o final dela e selecione a alternativa “Limpar todas as conversas”.

Limpando as mensagens, mas mantendo as telas de chat (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, você já sabe como excluir mensagens ou chats inteiros no WhatsApp. Esse é um ótimo procedimento para deixar a tela principal do aplicativo mais organizada, especialmente quando você quer encontrar mais rapidamente as conversas trocadas apenas com alguns dos seus contatos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.