Android: personalização para deixar a homescreen circular

4 min de leitura
Imagem de: Android: personalização para deixar a homescreen circular

Há muitas maneiras de deixar a homescreen do seu Android como você gosta. Existem diversos aplicativos, pacotes de ícones e galerias de papéis de parede que você pode utilizar para personalizar o seu aparelho e deixar a aparência da sua tela mais bonita, moderna e elegante.

Para quem está cansado do aspecto quadrado ou retangular na homescreen do Android, reunimos aqui uma série de opções para você configurar a sua tela em formato circular. A combinação de elementos, entre imagens, ícones e widgets, pode dar uma nova cara ao seu celular.

Os aplicativos reunidos neste tutorial são todos gratuitos e incluem galerias de papéis de parede e apps launcher para a personalização da homescreen, além de ícones e widgets especiais de tema ou aspecto circular. Com um pouco de imaginação e criatividade, você pode redefinir a aparência do seu aparelho em poucas etapas.

1. Escolha um Launcher

Um aplicativo launcher permite a configuração de um tema para a tela do seu aparelho, com ferramentas de personalização de aparência, funções e recursos da área de trabalho. Há diferentes modelos e versões gratuitas na Play Store para você escolher. Entre as melhores opções estão o Holo Launcher (para Android 2.2 ou superior) e o Holo Launcher HD (sistema 4.0 ou superior), o Apex Launcher (4.0 ou superior) e o Go Launcher (2.0 ou superior).

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Após instalar um desses aplicativos no seu aparelho, você pode começar a configurar a sua nova área de trabalho. Ao abrir o programa, você é apresentado a guias para definir novos aspectos para a tela e o seu dock.

Todos esses itens de configuração ficam salvos dentro do aplicativo, que funciona como uma seção personalizada do seu dispositivo Android. Sempre que você clicar no botão “Home” do seu aparelho, você pode acessar a tela de início padrão ou escolher a seção diferenciada com o nome do programa.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Dessa maneira, você pode modificar o quanto quiser a tela dentro do aplicativo launcher sem medo de perder a aparência antiga do seu aparelho. Você pode também alternar o quanto quiser entre as diferentes telas, e todas as funções e aplicativos instalados no dispositivo funcionam através das seções, sem a necessidade de reiniciar ou encerrar atividades.

2. Ícones e widgets em formato circular

Para começar a transformar a aparência da sua tela em um aspecto circular, você deve baixar alguns pacotes de ícones e widgets especiais da Play Store. Na loja da Google, você pode encontrar temas para modificar o formato dos ícones, além de widgets como relógio e nível de bateria em modelo circular.

Entre as opções gratuitas que produzem um ótimo efeito na tela, você pode optar pelo pacote Nexus Circle, que transforma os seus ícones em um tema inspirado no Nexus X. Com ele, os atalhos dos seus programas ganham um contorno colorido e arredondado. O desenvolvedor D Saif, que distribui esse item, tem outros pacotes para modificar ícones em formato circular, com temas em cor vermelha, amarela, azul, verde, rosa ou roxa.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Você pode também instalar outras ferramentas adicionais para deixar a sua área de trabalho ainda mais elegante. Há widgets personalizados em formato circular que você pode instalar no seu Android.

É possível incluir um item na tela para mostrar o percentual de bateria do seu aparelho. Entre as opções que você pode encontrar na Play Store, há a Battery Disc, que tem uma aparência de disco e cores que lembram um pouco o design da franquia Tron.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ao instalar e incluir o widget do Battery Disc na sua área de trabalho, você pode escolher entre cinco opções de cores, em tons fluorescentes entre o azul e o verde. O app verifica ainda o status da sua bateria, incluindo o desempenho e a temperatura do aparelho.

Outro item com ótimo visual para adicionar na sua seção de aspecto circular é um relógio com design de aros. O Circle Clock Widget é uma ótima ferramenta para você personalizar um relógio com base em dois círculos, um marcando a hora e o outro contando os minutos. O programa permite definir o tamanho, as cores e o brilho dos aros, de acordo com o que melhor combinar com a tela que você estiver montando.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Há também um divertido app que você pode instalar no seu Android que serve como um botão de rápido acesso para programas ou contatos. O CircleLauncher insere um círculo na tela do seu aparelho que, ao ser acionado, dispõe em órbita os atalhos que você configurar.

O programa permite que você crie um menu de aplicativos, de contatos ou de bookmarks. Há diversas possibilidades de configurar a aparência do CircleLauncher, modificando as cores dos botões e definindo a apresentação dos atalhos em forma circular ou em lista.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com esses itens instalados, o seu sistema começa a ganhar funções e apresentações com aspectos arredondados, mas é preciso saber distribuir e ocupar os espaços da tela, além de dialogar os itens e atalhos com a imagem de fundo.

3. Encontre um papel de parede adequado

Para completar a transformação da sua homescreen em uma tela de aspecto circular, é preciso encontrar um papel de parede elegante e que combine com os demais elementos instalados no sistema. Há muitos pacotes de imagens para smartphones na loja da Google nos quais você pode encontrar um tema adequado para a sua criação.

Neste tutorial, foi escolhida uma imagem dentro do pacote de papéis de parede da OGQ, que contém muitas opções interessantes para você utilizar de fundo de tela. Você também pode procurar outras imagens em ótima definição no pacote Best Wallpapers HD ou em outros aplicativos da sua preferência.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Lembre-se que o resultado do trabalho depende bastante da combinação dos elementos, do equilíbrio das cores e da disposição dos itens na tela. Então, teste e experimente bastante até encontrar a aparência em tema circular que mais lhe agrada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.