Windows Live Messenger: como continuar utilizando o programa

2 min de leitura
Imagem de: Windows Live Messenger: como continuar utilizando o programa

Como continuar utilizando o MSN (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para muitos, o anúncio por parte da Microsoft de que o Windows Live Messenger (ou “MSN”) deixaria de existir foi uma péssima notícia. Embora o Skype seja um programa completo para a tarefa, várias pessoas não gostaram da mudança forçada e certamente prefeririam se houvesse a opção de continuar no antigo mensageiro instantâneo.

Se você faz parte desse grupo, preparamos um tutorial ensinando uma maneira para você continuar utilizando o MSN, por meio do programa Messenger Reviver.

Pré-requisitos:

  • Windows Live Messenger instalado no computador;
  • Programa Messenger Reviver presente na máquina.

Baixar Messenger Reviver

Antes de começar

Vale apenas lembrar-se de que a Microsoft anunciou oficialmente a substituição do Windows Live Messenger pelo Skype. Inclusive, a data oficial divulgada para o encerramento total do “MSN” foi prevista para o dia 15 de março de 2013 (leia mais sobre o assunto aqui). Por isso, mesmo que o programa esteja funcionando perfeitamente, o efeito deve ser temporário.

Afinal, é muito provável que a Microsoft encontre um jeito de bloquear a função do aplicativo, visto que a ideia central da companhia é que quem possui conta no Windows Live Messenger passe a usar o Skype como a sua ferramenta oficial.

Mãos à obra

Como já citado, o Messenger Reviver é um programa que serve para você poder continuar utilizando o Windows Live Messenger normalmente em vez de migrar a sua conta para o Skype. Além disso, para as versões mais antigas do MSN, ele também tem como função desativar as mensagens que forçam a atualização do aplicativo.

O Messenger Reviver não necessita de instalação: basta executá-lo diretamente a partir do arquivo armazenado no seu computador. Feito isso, observe que o programa reconhece automaticamente a sua versão do MSN instalada. Então, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão de “Start”.

Começando o processo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, o procedimento é inicializado imediatamente pelo aplicativo e basta aguardar alguns instantes para que ele seja concluído.

Processo em andamento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao final da operação, o Windows Live Messenger é aberto. Então, basta realizar o login normalmente para utilizar o mensageiro. Se você a abrir o Messenger Reviver após completar o processo, você pode ver uma mensagem explicando que a restauração foi realizada com sucesso.

Prontinho! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não funcionou!

Caso o processo não funcione, tente fechar o Windows Live Messenger e executar o programa novamente. Como uma forma alternativa para refazer o processo manualmente, você pode clicar no botão “Advanced” e escolher a opção “Patch Messenger”.

Realizando a função manualmente (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se mesmo assim o problema persistir, ainda há a alternativa de reparar a instalação do seu Windows Live Messenger, clicando em “Advanced” e selecionando “Do a new Messenger Install” (para reinstalar) ou “Do a repair Messenger Install” (para tentar consertar a versão já instalada).

Tentando reparar ou reinstalar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Independente da opção escolhida, será necessário autorizar o procedimento solicitado (para o reparo ou pra a nova instalação, utilizando o botão “Begin” no Messenger Reviver.

Refazendo o procedimento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluída a operação, será necessário refazer o processo ensinado no tópico anterior do tutorial. Quando tudo for concluído, uma mensagem informa sobre o sucesso do procedimento na tela do Messenger Reviver.

Considerações finais

Como mencionado no começo do tutorial, essa é uma medida temporária para você continuar utilizando o antigo mensageiro da Microsoft e não há como saber por quanto tempo ela estará disponível. Ainda assim, o Messenger Reviver é capaz de exercer a sua função para as versões 2008, 2009, 2011 e 2012 do MSN.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.