Android: como adicionar uma Lixeira ao sistema

1 min de leitura
Imagem de: Android: como adicionar uma Lixeira ao sistema

(Fonte da imagem: iStock)

Embora a maior parte dos sistemas operacionais conte com um mecanismo de Lixeira, essa é uma função que não está presente no Android. Por mais que não seja algo essencial, esse tipo de ferramenta é útil para evitar exclusões acidentais de arquivos, pois sem ele é muito mais difícil recuperar um documento após apagá-lo do seu aparelho.

Pensando nisso, alguns desenvolvedores criaram alternativas para contornar esse tipo de situação, como é o caso do Recycle Bin. Para quem não o conhece, trata-se de um programa que serve para adicionar uma Lixeira (com funcionamento semelhante à do Windows) no seu Android, simulando a função realizada por essa ferramenta.

Se você quer conhecer melhor o Recycle Bin e o seu funcionamento, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

  • Um gerenciador de arquivos da sua preferência presente no seu Android;
  • Programa Recycle Bin instalado no aparelho.

Baixar Recycle Bin

Enviando para a Lixeira

Como já mencionado, o programa não tem exatamente o mesmo funcionamento da Lixeira, mas sim faz uma simulação da tarefa realizada por ela. Uma vez instalado o recurso, não é preciso realizar qualquer tipo de configuração para o seu uso. Para utilizá-lo, o primeiro passo consiste em encontrar o item que você deseja excluir no seu Android e abrir o menu de contexto (normalmente com um toque um pouco mais longo no objeto).

Em seguida, é preciso selecionar a alternativa “Enviar” (o nome dessa opção pode variar conforme o seu aparelho) e escolher “Recycle Bin”.

Abrindo a Lixeira (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, o arquivo selecionado é completamente retirado da sua pasta original e enviado para a pasta do Recycle Bin. Então, posteriormente, você pode analisar os itens abrindo o diretório do aplicativo. Quando você quiser excluir um deles de maneira definitiva, basta selecionar o item e escolher a opção “Delete permanent”.

Da mesma forma, você pode escolher como ordenar a exibição dos arquivos (nas configurações do programa). Como uma sugestão de uso, você pode criar um atalho para o programa na Home do seu Android, facilitando o acesso.

Ordenando os arquivos e adicionando atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora você já sabe como ter uma espécie de Lixeira no seu aparelho com Android. Mesmo que o programa não seja essencial ou indispensável, ele representa uma ótima maneira para você não perder mais um arquivo ao realizar uma exclusão acidental, garantindo que ele não seja apagado de forma definitiva.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.