Como transferir seus feeds do Google Reader para o Microsoft Outlook

1 min de leitura
Imagem de: Como transferir seus feeds do Google Reader para o Microsoft Outlook

(Fonte da imagem: Reprodução/iClub)

Todos sabem que o Google Reader encerrá suas atividades no dia 1º de julho – e mesmo que a gigante de Mountain View tenha mostrado certo arrependimento por ter decidido isto, é comum que os usuários do serviço online comecem desde já a procurar alternativas de qualidade para continuarem lendo seus feeds RSS prediletos (como o Feedly ou o The Old Reader).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A dica da vez para quem vai ficar órfão do Google Reader é utilizar o Outlook, famoso gerenciador de emails da Microsoft e integrante do popular pacote Office, para continuar a leitura de seus feeds. O software possui um recurso voltado exclusivamente para este fim, e é possível até mesmo importar as suas assinaturas do Google Reader diretamente para o programa. Ficou interessado? Então confira abaixo o passo a passo.

Compactando e exportando seus feeds

A primeira coisa que você deve fazer é exportar suas configurações do Google Reader através de um serviço ligeiramente desconhecido da empresa apelidado como Google Takeout. Clique aqui para acessá-lo já na página que necessitamos. Você deve visualizar algo parecido com a imagem abaixo:

Clique no botão “Create Archive” e aguarde o processamento dos dados. Quando esta etapa terminar, basta fazer o download do documento ZIP contendo as suas informações do Google Reader.

Em seguida, extraia os arquivos guardados dentro do documento baixado e procure pelo “subscriptions”, que deve estar em formato eXtensible Markup Language (XML).

Importando suas configurações para o Outlook

O segundo passo é abrir seu Outlook (qualquer versão) e clicar com o botão direito do mouse em cima da pasta “RSS Feeds”, localizada na árvore de diretórios na região esquerda da interface. No menu que se abre, selecione a opção “Import an OPML File...” (ou “Importar um arquivo OPML, caso seu programa esteja em português).

Isto deve abrir um popup no qual você pode navegar pelos seus arquivos e encontrar o documento “subscriptions.xml” identificado no passo anterior. Abra-o e o Outlook automaticamente listará todos os feeds RSS que você lia no Google Reader.

.....

Pronto! Basta escolher quais subscrições você deseja realmente importar e o gerenciador de emails irá adicioná-los rapidamente em sua pasta de RSS, recuperando os itens mais recentes e não-lidos de cada um dos sites seguidos. Boa leitura!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.