Kaspersky: como apagar os arquivos temporários do antivírus

1 min de leitura
Imagem de: Kaspersky: como apagar os arquivos temporários do antivírus

(Fonte da imagem: Reprodução/Open4Download)

O Kaspersky é sem dúvidas um dos mais consagrados e tradicionais antivírus do mercado, conquistando uma grande quantia de utilizadores devido à sua incrível eficiência na detecção e limpeza de malwares variados. Contudo, o que muitos não sabem é que o programa tem o costume de armazenar arquivos temporários dentro de seu diretório de instalação – algo bastante comum a todos os tipos de softwares, mas que pode acabar interferindo no desempenho da sua máquina e do próprio aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dependendo da situação, não será nenhuma surpresa se o Kaspersky já estiver ocupando até 1 GB de armazenamento em seu disco rígido e você nem tenha percebido isso. Felizmente, é possível dar conta deste pequeno problema a partir de ferramentas existentes dentro do próprio antivírus. Aprenda como.

Apagando os arquivos temporários do Kaspersky

1) Primeiramente, abra a interface geral do Kaspersky, clicando duas vezes no pequeno ícone do programa localizado na bandeja do sistema. Em seguida, clique no botão “Configurações”.

2) Na janela que se abre, clique na aba “Configurações Avançadas” (pequeno símbolo de uma caixa de papelão) e, em seguida, em “Autodefesa”.

3) Desabilite a caixa de seleção “Ativar a Autodefesa”; caso você seja impedido pelo programa, tente desconectar-se da internet. Agora, podemos modificar os arquivos na pasta de instalação do Kaspersky sem que o próprio impeça. Clique em “Aplicar”.

Ampliar

4) Finalize o Kaspersky, clicando com o botão esquerdo do mouse em cima de seu ícone na bandeja do sistema e selecionando a opção “Sair”.

5) Abra o Windows Explorer e entre na raiz do seu disco rígido que abriga a instalação do sistema operacional (provavelmente C:\). Será preciso habilitar a visualização de pastas escondidas; para isto, tecle Alt para revelar o menu de opções, clique no menu “Ferramentas” e, em seguida, em “Opções”. Na guia “Modos de Exibição”, procure o campo “Pastas e arquivos ocultos”. Deixe marcado “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.

6) Com as pastas ocultas disponíveis, siga o seguinte caminho C:\ProgramData\Kaspersky Lab\AVP13\Temp\. Como o nome dos diretórios podem mudar de acordo com a versão de seu Kaspersky, o mais recomendado é que você percorra o caminho manualmente, encontrando uma pasta por vez.

Ampliar

7) Delete todos os arquivos guardados dentro da pasta Temp (por vezes também nomeada como Temporary Files).

.....

Pronto! Todos os arquivos dispensáveis já foram excluídos. Você já pode reconectar sua internet e executar o Kaspersky, não se esquecendo de reativar a Autodefesa no menu de configurações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.