Facebook: como permitir seguidores públicos

2 min de leitura
Imagem de: Facebook: como permitir seguidores públicos

Habilitando seguidores (Fonte da imagem: iStock)

Há algum tempo, o Facebook abriu a possibilidade de qualquer pessoa abrir o seu perfil para seguidores. Essa é uma maneira interessante de permitir que outros acompanhem as atualizações publicadas por alguém sem necessariamente estarem na lista de amigos (mais ou menos como acontece no Twitter).

Essa função é inteiramente opcional e precisa ser ativada para que passe a ter efeito. Se você não sabe como fazê-lo e quer aprender, abaixo preparamos um pequeno tutorial sobre como habilitar a função de seguidores.

Atenção: vale apenas reforçar que este é um tutorial um pouco mais iniciante, voltado especialmente para quem ainda não conhece muito bem as configurações de seguidores no Facebook.

Outro detalhe importante é que, se você for menor de 18 anos, a função não pode ser ativada, visto que não é possível fazer posts públicos.

Permitindo que outros o sigam

Com o seu perfil do Facebook já aberto no navegador, comece clicando na setinha que está presente na parte superior direita da tela, logo após o seu avatar e o link para voltar à página inicial. Então, escolha a alternativa “Configurações de privacidade”.

Abrindo as configurações de privacidade (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, clique na alternativa “Seguidores”, presente na barra lateral esquerda da tela.

Entrando na guia de Seguidores (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, marque a alternativa “Ativar a opção Seguir”.

Marcando a opção (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluída essa configuração, o seu perfil passa a exibir o botão “Seguir” e as pessoas podem adicioná-lo nas suas listas de feeds.

Botão de seguir (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale apenas lembrar-se de que os seguidores são capazes de ver apenas as suas publicações marcadas como públicas.

Configurações adicionais

Há mais duas opções que podem ser modificadas quando você habilita os seguidores públicos. Primeiro, você tem a possibilidade de definir se deseja ou não que esse público possa fazer comentários nas suas publicações. Para isso, ainda no setor de “Seguidores”, veja que há uma caixa de seleção na alternativa “Comentários de seguidores”.

Ela é utilizada para definir quem pode fazer comentários nos seus posts públicos. É possível escolher entre três alternativas: “Amigos” (restringindo apenas aos contatos), “Todos” ou “Amigos de amigos” (abrindo para os seus contatos e as conexões deles).

Configurações de comentários (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outra função disponível permite que você receba uma mensagem sempre que alguém começar a segui-lo. Ela está presente na caixa de seleção “Notificação de seguidores” e você pode escolher entre “Todos” (para ser notificado quando qualquer pessoa passar a seguir o seu perfil) ou “Amigos de amigos” (limitando as mensagens a quando um amigo dos seus contatos o fizer).

Configurações de notificação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora o seu perfil já está ajustado para receber seguidores públicos. Reforçando que, caso você deseje, futuramente, todas essas alterações podem ser desfeitas apenas voltando as alternativas ao seu estado original.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.