Windows Defender: como analisar arquivos pelo menu de contexto

1 min de leitura
Imagem de: Windows Defender: como analisar arquivos pelo menu de contexto

Adicionando o Windows Defender no menu de contexto (Fonte da imagem: iStock)

Quem acompanhou as mudanças do Windows Defender deve ter percebido que ele está muito parecido com o Microsoft Security Essentials no Windows 8. Ele traz uma proteção mais avançada com relação ao seu antecessor e um mecanismo de funcionamento idêntico ao do antivírus da Microsoft.

No Windows 8, o Windows Defender ajuda a proteger o seu computador contra vírus, spywares e outras ameaças virtuais, inclusive contando com proteção em tempo real. No entanto, o programa fica praticamente “invisível”, pois não há um botão de status na Bandeja do sistema, como costumava existir nas outras versões.

Da mesma forma, o aplicativo também omitiu uma função bem importante, que é a verificação de um arquivo por meio do menu de contexto. Se você sente falta dela, saiba que há como corrigir o problema no Windows 8 com o uso de um aplicativo chamado Windows Defender Status Manager.

Pré-requisitos:

  • Windows Defender Status Manager instalado no computador.

Baixar Windows Defender Status Manager

Adicionando as opções

Uma vez instalado o programa, ele passa imediatamente a desempenhar as suas funções (sem a necessidade de reiniciar o computador). A primeira coisa que você pode observar é que o botão para acessar o Windows 8 é imediatamente adicionado na Bandeja do sistema. Por meio de um clique nele com o botão direito do mouse, você pode abrir o Windows Defender.

Abrir o Windows Defender (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, você pode analisar qualquer item no computador manualmente, clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a alternativa “Scan With Windows Defender”.

Análise via menu de contexto (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! As opções estão agora presentes e, caso você queira desfazer as alterações, basta desinstalar o aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.