Como fazer para se livrar das propagandas indesejadas no email

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer para se livrar das propagandas indesejadas no email

Manter seus emails sempre arrumados é uma tarefa bem complicada, principalmente para quem assina diversas listas de discussão e redireciona as mensagens de outros endereços para uma única caixa de entrada. Isso sem falar na grande quantidade de propagandas e spams que acaba indo para na tela principal do correio eletrônico.

Se você não tem muita paciência para solicitar o cancelamento da assinatura de cada newsletter que chega na caixa de entrada do seu email sem autorização, saiba que há uma solução bem mais prática do que enviar dezenas de mensagens de remoção.

Trata-se do Unroll.me, um serviço online bem prático para você colocar as propagandas indesejadas em “quarentena” e, assim, livrar a sua caixa de entrada das mensagens enviadas sem autorização. Veja abaixo como fazer para utilizar essa ferramenta e organizar a bagunça dos seus emails.

Pré-requisitos

Você pode utilizar o Unroll.me com sua conta do Gmail ou Yahoo!. Para conseguir utilizá-lo com o correio eletrônico da Google, é preciso realizar algumas configurações antes. Abaixo, você confere todos os passos para preparar o seu endereço e poder utilizá-lo sem problemas com o site de organização.

1) O primeiro passo é colocar o seu Gmail em inglês. Para isso, acesse a tela de configurações do serviço e clique na guia ”Geral”.

2) No campo “Idioma de exibição do Gmail”, escolha a opção “English (US)”.

3) Clique no botão “Salvar alterações”, apresentado na parte de baixo da janela de configurações, para que as mudanças tenham efeito.

4) Agora, é preciso alterar algumas opções nos marcadores do Gmail. Para isso, acesse novamente a tela de configurações do correio eletrônico e clique na guia “Labels”.

5) Ao lado de cada item presente em “System labels”, é possível visualizar a opção “Show in IMAP”. Certifique-se de que a caixa de todos os itens esteja marcada, do contrário não será possível utilizar o Unroll.me.

6) Pronto, seu Gmail está configurado para enviar os dados necessários para o serviço citado acima.

Utilizando o Unroll.me

O uso do Unroll.me é bem simples e fácil de compreender. Para começar, você precisa clicar no botão “YAHOO LOGIN” ou “GMAIL LOGIN”, dependendo do serviço de correio eletrônico que você utiliza como email principal.

Depois de selecionar a opção deseja, insira os dados de acesso do email e, no caso do Gmail, autorize o Unroll.me a acessar suas informações. Feito isso, agora é preciso esperar alguns instantes até que o serviço consiga puxar todas as mensagens presentes na sua caixa de entrada.

Quando o processo terminar, será possível ver uma lista com os remetentes dos seus emails. É a partir dessa listagem que você poderá escolher quais emails deseja parar de receber. Para isso, é só clicar no botão “-” apresentado ao lado de cada um dos itens.

Categorias

Os emails puxados pelo Unroll.me são classificados automaticamente de acordo com o assunto tratado nas mensagens. Essa é uma forma de facilitar a localização dos remetentes. Embora o sistema de rotulação seja muito bom, às vezes pode acontecer de um item ser colocado em um conjunto sem qualquer relação com ele.

Por isso, o Unroll.me permite modificar a categoria de cada email manualmente. Para isso, é só passar o mouse sobre o item desejado e clicar sobre o símbolo mostrado bem ao lado do nome do remetente. Uma lista com outras opções de conjunto é exibida. Agora, é só selecionar uma das alternativas apresentadas e aguardar até que as mudanças tenham efeito.

Outras funcionalidades

Na parte superior da tela do serviço, é possível visualizar uma pequena barra de ferramentas, a qual permite alternar entre os modos de edição e leitura oferecidos pelo Unroll.me. Cada uma dessas opções oferece diferentes configurações, as quais podem ser conferidas na coluna mais à direita da janela.

No modo de leitura, por exemplo, a barra de ferramentas à direita apresenta todas as categorias em uso para classificar seus emails. Dessa forma, com apenas um clique você consegue filtrar a lista e mostrar apenas os itens que realmente interessam.

Quando o modo de edição estiver ativado, a barra lateral passa a dar acesso aos endereços escolhidos para serem removidos da sua caixa de entrada, além de indicar os novos itens encontrados pelo Unroll.me a cada nova busca realizada.

Caso você não esteja encontrando alguma funcionalidade ou tenha dificuldade no uso das ferramentas, é só clicar no botão “HELP GUIDE” apresentado mais à direita em todas as telas acessadas que a ajuda do serviço será mostrada.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.