Redes sociais se tornaram uma das principais formas de divulgação na internet. A cada dia, mais empresas investem em suas fanpages atrás de “likes” e, consequentemente, em busca de uma maior interação com seus clientes.

E, com a possibilidade de ganhar mais visibilidade para a marca, muitas companhias aderem ao uso das promoções. Nesses casos, prêmios são divulgados pelo Facebook e os interessados normalmente precisam compartilhar a promoção, recomendá-la ou mesmo “curtir” a página da empresa para participar.

Pensando nisso, o Wishpond foi criado especialmente para ser uma ferramenta prática na realização de sorteios pela rede social de Mark Zuckerberg. A partir de um cadastro, é possível definir e programar, em poucos passos, como o sorteio aparecerá na fanpage, além de monitorar o número de participantes, o alcance da campanha, entre outros dados.

O Wishpond oferece 14 dias para testes gratuitos. Depois desse período, caso você queira continuar usando o serviço, é preciso optar por um dos planos oferecidos.

Pré-requisito

Crie uma conta no Wishpond.

Criando o sorteio

Depois de criar a sua conta no Wishpond, selecione o tópico “Produtos”, localizado no menu superior da página. Neste momento, será mostrado na área central do site o botão “Sorteios e Concursos”. Ao clicar sobre ele, serão apresentados os tipos de campanha que você poderá realizar através do serviço. Selecione "Sorteios no Facebook".

Em seguida, você deverá escolher novamente o tipo de campanha que deseja criar. Em nosso exemplo, utilizaremos a opção "Sorteio".

O passo seguinte é o que permitirá editar as informações quanto à promoção, pois são apresentados alguns campos a serem preenchidos:

  • Nome da empresa: o nome da sua empresa, site ou blog;
  • Idioma: são oferecidos diversos idiomas, inclusive português;
  • Título: título principal do sorteio (exemplo: “Ganhe 50 reais para gastar em nossa loja!”);
  • Imagem: é possível definir uma figura para ilustrar o sorteio. No caso, você poderá fazer o upload dela a partir de imagens do Flickr ou do seu computador;
  • Detalhesespaço para você explicar sobre o funcionamento do sorteio, além de fornecer mais detalhes quanto ao prêmio que será oferecido;
  • Horário: neste tópico, você deverá definir o fuso horário a ser seguido pelo Wishpond (no nosso caso, o de Brasília) e as datas e horários de início e término do sorteio.

O serviço ainda oferecerá opções de customização do sorteio, como requerer que os membros do Facebook que queiram participar tenham que “curtir” primeiramente a sua fanpage. Em seguida, uma prévia de como o sorteio aparecerá em sua página da rede social será apresentada na tela.

No caso, serão mostradas as informações definidas por você quanto ao sorteio, um cronômetro com o tempo que falta para o prazo dele acabar e um espaço em que a pessoa deverá inserir o email para poder participar.

Como acompanhar o sorteio

Assim que o sorteio for cadastrado em sua fanpage, um aviso automático será publicado em sua Timeline. O Wishpond ainda faz com que, quando uma pessoa se cadastra, o sorteio seja compartilhado automaticamente com sua rede de amigos.

Voltando ao site Wishpond, você poderá acompanhar o desenvolvimento do sorteio a partir de um painel de controle específico. Neste espaço, é possível ver o total de participantes e o alcance da promoção, além de realizar o sorteio a partir da opção “Selecione um vencedor aleatoriamente".

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