Windows 8: como remover informações pessoais de arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como remover informações pessoais de arquivos

Retirando os dados dos arquivos (Fonte da imagem: iStock)

Você já quis excluir as informações de um arquivo, mas não sabia como fazê-lo? Esse é um procedimento realmente simples que pode ser realizado pelo próprio Windows, sem maiores complicações. Tudo o que você precisa fazer é alterar algumas opções nas propriedades do documento.

Gostou da ideia? Então basta ler o tutorial abaixo para aprender como fazer a modificação.

Removendo as propriedades

Primeiro, vamos abrir a tela para que seja possível fazer tais configurações. Há duas formas para isso, que serão descritas abaixo. A primeira está disponível apenas para o Windows 8; a segunda maneira pode ser realizada tanto na última versão do SO da Microsoft quanto na anterior, o Windows 7.

Para realizar o processo, abra a pasta na qual o arquivo que você quer remover as informações pessoais se encontra. Em seguida, selecione o documento, clique em “Propriedades” e selecione a opção “Remover propriedades”.

Iniciando a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ou então clique com o botão direito do mouse no arquivo desejado e escolha “Propriedades”.

Maneira alternativa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, entre na guia “Detalhes” e clique na alternativa “Remover propriedades e informações pessoais”. Essa maneira de acessar funciona tanto para o Windows 8 quanto para o Windows 7.

Abrindo as propriedades (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Independente da forma escolhida, após realizar a ação uma nova janela é aberta. Ali, comece marcando a opção “Remover as seguintes propriedades deste arquivo:”. Em seguida, basta observar as alternativas disponíveis e selecionar aquelas com as informações que você deseja retirar. Vale apenas lembrar-se de que algumas propriedades não podem ser mudadas.

Apagando alguns dados (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Também há como escolher a opção “Criar cópia com todas as propriedades possíveis removidas”. Isso faz com que seja gerado um novo arquivo (que é uma cópia do original) sem as informações (absolutamente todas são retiradas). Essa é uma boa medida para quem gostaria de manter um “backup” com os dados da imagem.

Removendo tudo, mas na cópia! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, clique em “OK” para salvar as suas alterações. Aqui segue um exemplo mostrando o “antes” e o “depois” de uma imagem que teve alguns dados removidos.

Antes e depois (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Apenas tome certo cuidado para aplicar esta alteração somente com arquivos que você realmente quer retirar as informações, pois não há como desfazê-la.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.