Como acessar e restaurar o roteador para as configurações de fábrica [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como acessar e restaurar o roteador para as configurações de fábrica [vídeo]

O uso de roteadores para a criação de redes domésticas de computadores está cada vez mais comum. Com os tutoriais espalhados na internet, qualquer pessoa consegue editar as configurações de um roteador sem muita dificuldade. O problema é se alguma modificação não sai como o esperado e o aparelho começa a apresentar lentidão na conexão ou outro tipo de avaria.

Uma forma de resolver a dificuldade descrita acima é restaurando o roteador para as configurações de fábrica. Dessa forma, todas as alterações feitas no aparelho são removidas e as opções-padrão estabelecidas.

(Fonte da imagem: iStock)

A quantidade de marcas e modelos de roteadores presente no mercado é bem grande. Por isso, o Tecmundo separou três fabricantes mais comuns de aparelhos do gênero e mostra para você como acessar e restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica. Confira!

Pelas configurações

TP-Link

Os roteadores da TP-Link foram entrando no mercado aos poucos e logo foram aprovados pelo público. Por ter um preço mais competitivo, esses aparelhos são muito comuns nas residências. Os modelos desse fabricante possuem uma tela de configurações bem parecida. Para restaurar o seu dispositivo para as configurações de fábrica, siga os passos abaixo.

1) Acesse o seu roteador pelo IP 192.168.1.1.

2) Insira o usuário e senha configurados.

3) Na tela de configurações, selecione a opção “System Tools”, presente na coluna mais à esquerda.

4) Agora, clique em “Factory Defaults” e selecione o botão “Restore”, mostrado na parte do meio da janela de configurações.

5) Uma mensagem de confirmação será exibida. Clique em “Ok” para prosseguir.

Depois que as luzes frontais do roteador estabilizarem, acesse novamente o dispositivo digitando o IP acima na barra de endereços do navegador. O usuário e senha da TP-Link são, por padrão, admin e admin.

D-Link

Os roteadores D-Link são um dos mais famosos no mercado, muito utilizados no começo pelas empresas que fornecem o serviço de internet para clientes domésticos. As opções de configurações dos modelos da fabricante não mudam muito, apenas o visual da tela é diferente.

1) Acesse o roteador por meio do endereço de IP 192.168.0.1.

2) Insira o nome de usuário e senha configurados.

3) Na tela de configurações, acesse a guia “Tools” e, na coluna mais à esquerda, escolha a opção “System”.

4) Nos itens que aparecerem na parte mais central da janela, localize a opção “Restore To Factory Default Settings” e clique no botão “Restore”, presente logo abaixo.

5) Uma mensagem de confirmação será exibida. Clique em “Ok” para prosseguir.

Depois que as configurações forem restauradas, acesse novamente a tela de configurações do roteador com o IP fornecido acima. Utilize “admin” como nome de usuário e senha de acesso. Caso não funcione, tente deixar o campo senha em branco.

LinkSys

A LinkSys também possui uma grande fatia no mercado de roteadores. As opções de configurações de um modelo para outro da fabricante permanecem praticamente as mesmas, o que muda um pouco é a disposição dos itens na tela.

1) Acesse o roteador por meio do endereço de IP 192.168.0.1.

2) Insira o nome de usuário e senha configurados.

3) Na tela de configurações que aparecer, acesse a guia “Administration” e, nas opções exibidas logo abaixo, selecione o item “Factory Defaults”.

4) Marque o item “Yes” e clique no botão “Save Settings”.

5) Uma mensagem de confirmação será exibida. Clique em “Ok” para prosseguir.

O processo de restauração pode demorar um pouco. Depois que as configurações forem restauradas, acesse novamente a tela de configurações do roteador, usando o IP acima. Utilize “admin” como nome de usuário e senha de acesso. Caso não funcione, tente deixar o campo “usuário” em branco.

Não tem acesso ao roteador?

Se a configuração que você fez acabou impedindo o seu acesso ao roteador, não precisa entrar em pânico. Boa parte dos aparelhos possui um botão “RESET” na parte de trás ou de baixo. Para voltar às configurações de fábrica, é só pressionar o botão (com a ajuda de um clipe de papel) por aproximadamente 20 segundos ou até as luzes frontais do dispositivo se apagarem.

(Fonte da imagem: Divulgação / LinkSys)

(Fonte da imagem: Divulgação / TP-Link)

Depois de soltar o botão, basta aguardar alguns instantes até que as alterações sejam aplicadas e a conexão, reestabelecida. Se você não sabe o endereço IP para acessar o roteador, leia o artigo “Como descobrir o endereço de IP do seu roteador”. Para quem não consegue se lembrar dos dados-padrão de acesso, o artigo “Descubra as senhas-padrão de roteadores” pode ser de grande ajuda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.