Windows 8: como desativar os atalhos para os menus laterais Charms Bar e Switcher

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como desativar os atalhos para os menus laterais Charms Bar e Switcher

Uma grande mudança do Windows 8 em relação aos seus antecessores foi a adição de barras de ação escondidas nos cantos da tela: do lado direito, a Charms Bar, que é uma maneira de fácil acesso às principais configurações e funções do PC; do lado esquerdo, a Switcher, que permite fazer a troca entre as telas que estão sendo usadas.

A Charms Bar é muito útil, porém os seus atalhos podem atrapalhar mais do que ajudar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você gosta dessas barras, porém não está satisfeito com os “hot corners”, pode desativá-los usando uma alteração no registro do computador. Não sabe o que são os “hot corners”? Esse é o nome dado para o atalho que fica no cantinho da tela. Isto é, quando você posiciona o mouse em um canto e ele mostra uma dessas barras.

Abra a Tela Inicial e digite, na busca da Charms Bar, o comando “regedit”. Após abrir o editor de registros, você precisa navegar para encontrar a seguinte entrada:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ImmersiveShell

Após encontrar a pasta “ImmersiveShell”, você precisa criar uma nova chave dentro dela. Para fazer isso, clique com o botão direito sobre o seu ícone e selecione Novo > Chave (“New > Key”, em inglês). Assim que a entrada é criada, mude o seu nome para “EdgeUI”, como mostra a imagem a seguir:

Chave de registro EdgeUI, recém criada no Regedit (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O próximo passo é criar valores DWORD válidos que permitem que você desabilite os atalhos nos cantos, para que essas barras não sejam abertas sem querer. Para fazer isso, clique com o botão direito sobre a chave “EdgeUI” e selecione Novo > Valor DWORD. Você deve usar 32 ou 64-bits de acordo com a versão do seu sistema operacional.

Crie novos valores na chave de registro que foi criada anteriormente. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Nomeie esse valor como “DisableTLcorner” para desabilitar os hot corners do lado esquerdo da tela. Crie outro valor DWORD da mesma forma e nomeie como “DisableCharmsHint” para desabilitar os atalhos dos cantos direitos da tela, que abrem a barra Charms.

Esses dois valores já estão quase prontos, porém agora é preciso mudar o seu estado. Quando você dá um clique duplo sobre um elementos desses, uma janela abre e você pode ver um campo chamado “Dados do valor” (“Value Data”), que por padrão mostra o número zero. Isso indica que aquele valor está desligado e, para mudar isso, você precisa digitar o número 1 no lugar.

Mude os valores para 1, indicando que os elementos estão ligados (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Pronto! Feche o Regedit e coloque o mouse em um dos cantos da tela para fazer o teste. Isso não quer dizer que você sumiu com as barras laterais — isso foi feito apenas com os atalhos! Se você posicionar o mouse em um dos cantos e em seguida puxá-lo para cima (ou para baixo, se estiver usando os cantos superiores), a Charms Bar e o Switcher são mostrados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.