PlayStation Vita: como usar mais de uma conta da PSN

2 min de leitura
Imagem de: PlayStation Vita: como usar mais de uma conta da PSN

Se você tem um PlayStation Vita, já deve ter descoberto como a sua conta da PSN é extremamente integrada com o dispositivo. Assim que você o liga pela primeira vez, os dados são salvos e não é mais possível usar outra conta no mesmo dispositivo.

No entanto, existe uma forma de burlar esse bloqueio feito pela Sony e trocar de conta quantas vezes forem necessárias. Sendo assim, se você tem mais de uma conta na PSN e precisa utilizar tudo o que possui nas duas, preste atenção neste tutorial e aprenda como fazer isso.

Passo 1

Para começar, você precisa fazer o backup de todos os dados e saves de games que estejam no dispositivo. Contudo, essa é uma medida preventiva e você não precisa se preocupar com os procedimentos, exceto se algum problema surgir pelo caminho.

Para isso, conecte o seu PS Vita ao PC e instale o assistente de conexão da Sony. Faça o download aqui.

Também é possível usar um PS3, o qual não necessita de software adicional.

Passo 2

Agora, no seu PS Vita, clique no ícone do Content Manager. Ele deve estar “piscando e pulando” neste momento.

Feito isso, você verá uma tela de apresentação do aplicativo. Nela, toque em “Start”. Em seguida, você verá algumas opções de conexão, e será preciso tocar em “Back Up”.

Atenção: para continuar esse procedimento, a sua bateria deve estar completamente carregada.

Nesse momento, o seu PS Vita deverá fechar todos os aplicativos abertos. Logo em seguida, você precisa confirmar que quer fazer o backup dos dados presentes no dispositivo.

Esse processo pode ser demorado, dependendo muito da quantidade de arquivos presentes no seu PS Vita. No entanto, fique atento, pois a conexão com o computador não pode ser interrompida até que tudo esteja finalizado.

Passo 3

Agora, para logar com a nova conta da PSN, você precisa restaurar o sistema do PS Vita. Fazendo isso, todas as configurações serão redefinidas para os padrões de fábrica. Entretanto, não se preocupe em esperar muito tempo, pois esse procedimento deve ser mais rápido que o necessário para fazer o backup.

Para isso, logo abaixo da opção que você usou para fazer o backup no passo anterior, toque em “Restore”, escolha o arquivo de restauração mais atual e confirme todas as perguntas que surgirem. Depois disso, aguarde algum tempo e não tente interromper o procedimento de forma alguma.

Passo 4

Depois de realizar a restauração, o seu PS Vita será reiniciado. Agora, você só precisa entrar com os dados da sua nova conta da PSN e fazer as demais configurações. Para isso, siga o caminho Settings > PlayStation NetWork > Sign In e digite os dados na sua outra conta.

Passo 5

Quando você quiser voltar para a sua antiga conta da PSN, faça os mesmos procedimentos, mas sem precisar passar pela parte do backup. Sendo assim, na tela do Content Manager, vá diretamente à opção “Restore” e siga os demais passos.

Nota: o processo de backup e restauração do seu dispositivo pode passar por dificuldades e não ser completado. Sendo assim, não nos responsabilizamos por qualquer dano que venha a ocorrer. Contudo, o procedimento realizado se mostrou bastante estável e seguro durante o teste para este tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.