O que fazer quando os botões do seu celular não funcionam mais

3 min de leitura
Imagem de: O que fazer quando os botões do seu celular não funcionam mais

(Fonte da imagem: Robson Remil)

Assim como em qualquer produto eletrônico, é inevitável: mais cedo ou mais tarde, as partes mecânicas do seu celular vão começar a parar de funcionar. Mas não pense que é um mau agouro nosso para o seu smartphone novinho — isso faz parte do processo natural de desgaste causado pelo tempo de uso.

E o que fazer quando os botões do seu celular param de funcionar? Os controles de volume já não aumentam ou diminuem o som? O botão de liga e desliga já não tem mais poder algum?

Botões quebrados podem ser muito mais problemáticos do que você imagina, principalmente se o prazo de garantia do produto já expirou. Mas você pode resolver a questão com algumas soluções práticas, tanto no Android quanto no iOS. Veja aqui como.

Substitua os botões físicos do Android por aplicativos

Se os botões de Power e volume não são tão resistentes quanto você imaginou, é possível substituí-los por alguns aplicativos que conseguem suprir suas funções. Um dos melhores disponíveis na Google Play é o “Button Savior”, que adiciona um pequeno painel na lateral da tela e concede acesso a diversas opções, como os botões “power”, “câmera”, “chamadas” e “volume”. Se você fez o root no seu aparelho, também é possível simular os botões “voltar”, “pesquisa”, entre outros.

Ampliar

Mas o grande problema de “Button Savior” é que ele só funciona quando a tela do aparelho está ligada. E quando o seu aparelho está com a tela apagada e nenhum botão físico funciona para ligar o celular?

Nesse caso, a solução pode ser o aplicativo “Awesome On Off”, que liga a tela do aparelho apenas sacudindo sua tela. Dessa forma, você economiza bateria ao manter a tela desligada quando não está utilizando o celular e a reativa com um simples movimento.

Se o seu problema está relacionado ao botão de volume, então a solução pode ser o aplicativo "Volume Control Widget", que, como o nome diz, adiciona um widget simples e gratuito à tela do seu Android com controles deslizantes para notificação, alarme e volume de mídia.

O Android conta com uma série de aplicativos que usam métodos diferentes para substituir os botões físicos, sendo que alguns deles são muito inteligentes, já que usam e abusam de recursos como giroscópio e sensor de luz.

Se nenhuma das opções acima agradou a você, basta dar uma boa procurada na Google Play para encontrar algum aplicativo que o agrade.

Substitua os botões físicos do iPhone com AssistiveTouch

Se você tem um iPhone, as opções são mais limitadas. Felizmente, o iOS 5 e 6 contam com uma opção muito boa chamada AssistiveTouch. Ele dispensa os botões físicos do seu smartphone e é uma excelente pedida, principalmente se você estragou o botão físico do aparelho (o conserto pode custar R$ 250 reais).

Para ativar o recurso, acesse o seguinte caminho: Configurações > Geral > Acessibilidade e localize a opção “AssistiveTouch” na parte de baixo do menu. Ative a chave e você verá um pequeno botão cinza no canto inferior direito da tela (mas você pode movê-lo para onde quiser).

Ampliar

Ao tocar nesse botão, diversas opções serão abertas. O botão “Home”, por exemplo, simula o botão físico inferior do iPhone. Há opções de controle de volume, rotação e bloqueio de tela, controle de gestos e muito mais. O recurso pode substituir praticamente todas as opções ativadas pelos botões físicos do aparelho.

Se você fez o jailbreak do iPhone, então há outra opção chamada “SBSettings”, que coloca definições úteis em sua Central de notificação para que você possa desligar o telefone, ajustar o volume e muitas outras opções.

.....

Não trocar o telefone anualmente não significa que você terá que lidar com botões defeituosos. Essas soluções podem não ser tão boas quanto os próprios botões físicos, mas, claro, é sempre bom ter em mente que imprevistos sempre acontecem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.