Windows Phone: como bloquear e encontrar aparelhos roubados

2 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: como bloquear e encontrar aparelhos roubados

(Fonte da imagem: Reprodução / WindowsPhone Brasil)

Em tempos de smartphones cada vez mais sofisticados e caros, existe uma preocupação extra em relação à segurança desses aparelhos visando proteger o investimento feito neles. Mesmo assim, imprevistos podem acontecer, como o celular ser roubado ou se perder completamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, desenvolvedores colocaram ferramentas que ajudam a não só encontrar aparelhos roubados como, também, bloqueá-los para evitar mau uso dos seus dados. Neste tutorial, mostraremos como você pode rastrear e bloquear o seu Windows Phone em caso de imprevistos.

Ativando o rastreamento do seu telefone

O pior aconteceu e seu Windows Phone foi roubado. Agora, você quer tentar localizá-lo para informar as autoridades sobre o seu paradeiro. O sistema operacional da Microsoft permite essa localização, desde que o rastreamento do aparelho estivesse ativo.

Para fazer com que a função seja ativada, é necessário que você tenha uma conta Windows Live ligada ao aparelho. Com isso feito, vá até as configurações do seu Windows Phone e selecione “Localizar meu telefone”.

Você deverá ver duas opções: a primeira, conectará o telefone com mais frequência ao serviço, mas gastará mais bateria por causa disso. A outra salva a localização do seu aparelho periodicamente, dando uma noção de onde ele passou. Marque a opção que mais agrade a você e pronto. O seu celular já está sendo rastreado.

Localizando o seu celular

Após ter ativado o rastreamento do seu celular, chegou a hora de ver se ele está funcionando corretamente. Acesse o site WindowsPhone.com e logue com a sua conta da Windows Live. Feito isso, clique no ícone do seu aparelho e escolha a opção “Localizar meu telefone”.

(Fonte da imagem: Reprodução / WindowsPhone Brasil)

Se tudo correu como o planejado, você deve ver a localização exata do seu Windows Phone apontada em um mapa. Quando fizemos os passos para o tutorial, o serviço localizou com uma precisão impressionante o local onde o celular se encontrava.

Bloqueando, apagando tudo ou dando um susto em quem pegou o seu celular

O aparelho foi levado e você ficou na saudade. Agora, você pode encontrá-lo e tomar algumas medidas em relação a ele. Por exemplo, se você não tem nenhuma esperança de recuperar o aparelho, pode, pelo menos, evitar que os dados presentes no seu Windows Phone sejam acessados e utilizados por terceiros.

O serviço de localização do Windows Phone permite que você bloqueie completamente o aparelho, apague todo o seu conteúdo ou, simplesmente, o faça tocar. Essa é uma boa pedida para quem perdeu o aparelho em casa e não faz ideia de onde ele esteja.

Vale lembrar que é necessário entrar com um código, enviado pela Microsoft via SMS, para que essas funções possam ser utilizadas. Caso você não faça isso, poderá, no máximo, saber onde o seu celular está.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.