Um dos recursos menos conhecidos dos MacBooks com OS X é o Compartilhamento de Tela. Com essa ferramenta, você usa o IP do seu computador para acessá-lo remotamente — ou seja, você pode controlá-lo usando outros computadores à distância e usando outros dispositivos Apple, como o iPhone e iPad.

O “caminho” para acionar o Compartilhamento de Tela pode ser difícil para algumas pessoas. Por conta disso, há um aplicativo que pode tornar esse processo bem mais fácil — para dizer a verdade, você vai precisar de apenas alguns cliques para alcançar o seu objetivo.

Pré-requisito

O nome do software que precisa ser baixado para que a ação dê certo é ScreenSharingMenulet. Você pode realizar o download clicando no botão abaixo.

Como eu faço?

Assim que você baixar e instalar o programa, ele vai para a sua lista de aplicativos. Abra-a e clique para acionar o ScreenSharingMenulet — depois disso, o ícone do programa vai aparecer no canto superior direito da sua tela, como mostra a imagem abaixo.

Clicando no ícone do aplicativo, um pequeno menu vai ser aberto. Em “Local Hosts”, você vai encontrar os computadores que podem ser acessados por você. Basta escolher um deles e iniciar o compartilhamento.

Acessando computadores que estão muito longe

A lista feita automaticamente pelo aplicativo apresenta os MacBooks que estão na mesma rede que a sua. Caso você queira acessar o computador que está na sua casa, por exemplo, o processo é um pouco diferente.

Você precisa abrir o menu do programa e escolher a opção “ScreenSharingMenulet”. Na nova janela que abrir, acesse a área “Preferências” e depois “Meus Computadores”.

Uma nova área de trabalho vai ser apresentada, com a alternativa de você incluir o IP fixo de todos os computadores que você desejar. Para isso, clique no botão representado pelo símbolo “+” e preencha as áreas requisitadas.

Depois disso, basta abrir essa pasta e clicar nos IPs desejados para controlar os computadores certos.

Cupons de desconto TecMundo: