Windows 8: como evitar que aplicativos sejam desinstalados

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como evitar que aplicativos sejam desinstalados

Impedindo a desinstalação (Fonte da imagem: iStock)

Para quem já se acostumou ao novo modelo de tela inicial do Windows 8 ou utiliza um tablet, os tiles podem ser um ótimo substituto para os atalhos antigos do sistema. Ali, além de você poder adicionar os programas que mais utiliza (e excluir aqueles que não usa), eles ficam dispostos de maneira organizada e com destaque entre um e outro.

Porém, se você divide um computador, nunca está livre de, após deixar todos os tiles arrumadinhos, outra pessoa acabar retirando um programa presente na Tela inicial. Ainda assim, com uma configuração bem simples, é possível configurar o Windows 8 para não permitir esse tipo de alteração, impedindo que aplicativos sejam desinstalados da nova interface do SO.

Se você quer saber como fazer essa modificação, basta seguir o processo passo a passo explicado no tutorial abaixo.

Impedindo a desinstalação

Primeiro, vamos abrir a Barra de execução do Windows, utilizando o atalho de teclado “Tecla do Windows + R”. Em seguida, no campo presente na nova tela aberta, digite “gpedit.msc” (sem as aspas) e clique em “OK”.

Abrindo o editor de permissões e políticas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a janela de “Editor de Política de Grupo Local” é aberta no seu computador. Na árvore de arquivos presente na lateral esquerda, abra a opção “Configuração do Usuário” e selecione a pasta “Menu Iniciar e Barra de Tarefas”. Então, nas alternativas listadas do lado direito da tela, localize o item “Impedir que os usuários desinstalem aplicativos de iniciar” e dê um clique duplo nele.

Configurando a política de instalação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na nova janela aberta, localize a opção “Habilitado”, na parte superior esquerda da tela, e marque-a. Não se esqueça de clicar em “OK” para salvar as suas configurações.

Habilitando o bloqueio (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A partir de agora, não é mais possível retirar os itens presentes na Tela inicial do Windows 8. Se posteriormente você quiser desfazer a alteração, basta desabilitar novamente a alternativa selecionada acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.