Android: como baixar suas pastas do Dropbox para o celular

2 min de leitura
Imagem de: Android: como baixar suas pastas do Dropbox para o celular

(Fonte da imagem: Divulgação/Dropbox)

Uma das coisas mais legais do famoso serviço de armazenamento na nuvem Dropbox é a integração que ele possui com as mais diversas plataformas, permitindo que você sincronize seus dados e tenha todos os seus documentos no computador, no notebook, no tablet e no smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, há uma pequena “falha” no aplicativo do Dropbox para o sistema operacional Android que incomoda muitas pessoas e torna o serviço menos prático do que ele deveria ser: a falta de alguma opção para fazer download de vários arquivos ao mesmo tempo.

De fato, com as ferramentas nativas do Dropbox para smartphones só é possível baixar um arquivo por vez – o que é bem incômodo caso você esteja tentando recuperar um álbum de música para ouvi-lo no seu celular, por exemplo. A solução então é contar com um aplicativo bem leve e simples, que vai auxiliar você a transferir seus documentos da nuvem para o seu aparelho de forma prática e rápida.

Pré-requisito

  • Folder Downloader for Dropbox

Baixar Folder Downloader for Dropbox

    O Folder Downloader for Dropbox é um app disponível para todas as versões do Android a partir da 2.1 (Eclair) e que lhe permite baixar pastas inteiras de sua conta Dropbox. Clique no botão acima para ser redirecionado para a página de download.

    Obs.: É preciso ter um cartão de memória em seu celular para que o Folder Downloader for Dropbox funcione, pois ele não salva documentos na memória interna do aparelho.

    Autenticando o aplicativo

    Após instalar o Folder Downloader for Dropbox, o aplicativo vai pedir que você o autentique e sincronize sua conta do serviço de armazenamento. Apenas clique em “Authenticate” e, logo após, em “Allow”. Pronto, o app já está pronto para uso. Você verá suas pastas armazenadas no Dropbox, como na imagem abaixo (à direita).

    Fazendo download de suas pastas

    Para baixar uma pasta, simplesmente toque-a e mantenha o dedo pressionado até que apareça a opção “Download folder to...”, que você deve selecionar. Agora, basta escolher em que diretório do cartão de memória você deseja salvar os arquivos e clicar em “Select”.

    Pronto! O download da pasta será iniciado e logo os documentos estarão salvos em seu aparelho celular. Vale observar que, caso você queira realmente “limpar” seu Dropbox baixando todos os arquivos hospedados na sua conta, você só precisa clicar em “Download all to...” na primeira tela do aplicativo, em vez de tocar em uma só pasta.

    Note que o Folder Downloader to Dropbox cria um processo que pode ser visto na barra de notificação do seu smartphone, indicando o andamento do download.

    Após o término deste processo, você já pode conferir todos os seus arquivos baixados na memória do seu aparelho. Caso você tenha optado por essa função na hora de iniciar a transferência, os documentos repetidos e que estavam no mesmo diretório são substituídos automaticamente pelos do Dropbox.

    Agora ficou mais fácil usufruir de tudo o que esse maravilhoso serviço de armazenamento pode proporcionar, não é?

    Fonte: Pplware

    smart people are cooler

    Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

    Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.