Windows Phone: o que é o Bing Vision?

3 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: o que é o Bing Vision?

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Os aparelhos com Windows Phone ainda são novidades no mercado, mas já é possível encontrar diversas pessoas aproveitando os recursos oferecidos pelo sistema operacional da Microsoft. Além de uma interface bem diferente, o SO para portáteis traz uma série de funcionalidades que faz uso dos serviços da empresa desenvolvedora.

Uma dessas ferramentas é o Bing Vision. Embora os donos de aparelhos com o Windows Phone utilizem o recurso, poucos sabem do que ele é realmente capaz. Abaixo, você confere todas as opções que o Bing Vision tem para oferecer e como habilitá-las em seu aparelho.

Bing Vision

Um dos recursos mais antigos do Windows Phone é o Bing Vision. Ele faz parte do pacote-padrão de ferramentas de busca do sistema operacional da Microsoft, permite a leitura rápida de QR Codes, códigos de barras tradicionais, capas de livros, CDs e DVDs, Microsoft Tags e até traduz textos.

O acesso ao Bing Vision é bem prático. Confira os passos abaixo.

1) Acesse a ferramenta de busca do Bing pressionando o botão de lupa presente na tela do seu computador.

2) O próximo passo é selecionar o botão identificado com o ícone de um olho. Ele está posicionado na parte inferior da tela, logo acima da barra de botões do aparelho.

3) Agora é só posicionar a câmera do dispositivo para o código que deseja identificar e aguardar alguns instantes até que a leitura seja finalizada.

4) Se o código identificado for o link para algum serviço, o navegador-padrão do Windows Phone será exibido e a página carregada. Caso seja a URL para algum aplicativo, o Marketplace é mostrado na tela.

Embora a proposta do Bing Vision seja muito interessante, ainda não está disponível em todos os países. No Brasil, por exemplo, o recurso serve apenas para identificar QR Codes, Microsoft Tags e códigos de barras comuns (com uma certa dificuldade). As funcionalidades que permitem identificar capas de livros, CDs e DVDs não foi liberada para a nossa região.

Os demais recursos

A ferramenta de busca do Bing para Windows Phone oferece diversas outras funcionalidades bem interessantes. Fazem parte da lista o Bing Voice, Bing Music e o Local Scout. Se você nunca ouviu falar dessas ferramentas, está na hora de saber o que cada uma delas permite fazer no celular.

Bing Music

Quem conhece o Soundhound (Android e iOS) certamente vai se identificar com o Bing Music. A ideia principal da ferramenta é identificar músicas que estejam tocando no ambiente, bastando aproximar o microfone do aparelho da fonte do som. A funcionalidade pode ser acessada por meio do botão identificado com uma clave musical, na tela do app Bing.

Local Scout

A ideia do Local Scout é parecida com a do Foursquare. Com ele, você consegue visualizar os locais de interesse que estão próximos da sua localização. Embora não permita fazer check-in nos recintos, a ferramenta oferece informações detalhadas de restaurantes, pontos turísticos e outros comércios perto de onde você se encontra.

Bing Voice

O Bing Voice é, basicamente, o comando de voz do Windows Phone. É possível utilizar o recurso para tradução de palavras ou procurar algum termo no serviço de buscas da Microsoft. É só acessar o botão que traz um microfone como ícone, aproximar o aparelho da boca e pronunciar as palavras. Os comandos devem ser ditos em inglês.

Não estão aqui!

Como o Bing Voice, Bing Music e Local Scout não funcionam no Brasil, por padrão, as funcionalidades vêm desabilitadas nos aparelhos. Porém, é possível modificar as configurações do Windows Phone para que os ícones passem a ser mostrados na tela inicial do app de busca Bing. Basta seguir os passos abaixo.

1) Na tela de opções do aparelho, acesse o menu “Configurações”.

2) Agora, localize a selecione a opção “Região e Idioma”.

3) O próximo passo é modificar o idioma do sistema para “English (United States)” e também o “Idioma do Navegador e da Pesquisa”.

4) Em alguns casos, será necessário desligar e ligar novamente o aparelho para que as modificações tenham efeito. Para conferir se as alterações deram certo, é só acessar novamente o Bing (pressionando o botão de lupa do aparelho).

As mudanças acima também ativam todos os recursos do Bing Vision. Porém, vale lembrar que nem todas as funcionalidades irão funcionar como o esperado.

Últimas considerações

Quem possui uma aparelho nacional com o Windows Phone pode não conseguir habilitar o Bing Voice, pois a ferramenta não possui suporte ao português ainda. Além disso, o banco de dados do Local Scout não possui informações suficientes do Brasil para exibir sugestões de locais dentro do território brasileiro.

O Bing Music e o Bing Vision são as únicas ferramentas que funcionam quase em sua totalidade nos dispositivos adquiridos no Brasil, permitindo identificação de músicas e capas de livros, CDs e DVDs sem problemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.