Comprei um iPad, e agora?

5 min de leitura
Imagem de: Comprei um iPad, e agora?

Muitos argumentam que não há razão para se comprar um tablet. Entretanto, não há dúvidas sobre o sucesso de vendas desses dispositivos. Por isso, preparamos este artigo com algumas das funções mais utilizadas de um iPad, que pode ajudar tanto quem acabou de comprar o gadget da Apple quanto quem está pensando em adquirir um. Vamos aos usos mais frequentes do aparelho!

Navegar com mais conforto e mobilidade

O iPad é um dos dispositivos móveis mais portáteis e confortáveis que já existiu. Apesar de não ser possível levá-lo no bolso (bem, há quem o carregue preso na cintura), ninguém discute o conforto de sua tela se comparada à de um smartphone. Além disso, as mais de 9” do display não se tornam um obstáculo na hora de transportá-lo, já que ele é leve e fino o suficiente para caber até em uma simples pasta.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Por essas e outras, o iPad é o dispositivo ideal para quem gosta de passar algum tempo navegando pela internet ou se distraindo na sala de espera do dentista. Por padrão, o iOS traz o Safari como navegador pré-definido para o consumidor, mas, caso você não se adapte a ele, ainda pode optar pelo Google Chrome ou Opera Mini. Instale e descubra qual atende melhor suas necessidades.

Ler jornais e atualizações de redes sociais

Quem sempre reclamou do formato enorme dos jornais impressos já pode recorrer ao tablet da Apple para acessar os seus conteúdos de maneira bem menos incômoda. Além dos inúmeros leitores de feed, como o Reeder, há também aplicativos que formatam os sites de maneira muito intuitiva, deixando-os parecidos com revistas que podem ser folheadas virtualmente.

Flipboard deixa notícias e redes sociais com formato de revista (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O mais famoso deles é o Flipboard, que possui visual moderno e torna textos online mais limpos e fáceis de serem lidos. É possível personalizar a lista de fontes de conteúdo, permitindo que você adicione aquele site preferido e, até mesmo, o seu perfil de redes sociais, para visualizar de maneira inovadora o que os seus amigos andam falando pela web.

Realizar telefonemas e videoconferências

Não precisa mais se preocupar em retirar o microfone da gaveta e procurar os drivers da webcam. Quem tiver os modelos mais recentes do iPad pode manter uma videoconferência pelo aparelho sem a necessidade de instalar qualquer periférico, visto que o gadget está pronto para isso.

Bata altos papos com amigos e parentes espalhados pelo mundo (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O único requisito é o Skype for iPad, versão do famoso software de comunicação desenvolvida especialmente para o tablet da Maçã. Como se não bastasse, o Tecmundo também possui um artigo sobre como fazer ligações pelo iPad, que pode ser muito útil para quem precisa de uma maneira barata de se comunicar com o mundo.

Libertar o artista que existe em você

Seja por hobby, profissão ou simples divertimento, é sempre bacana gastar algum tempo criando com lápis de cor, aquarelas, canetas e o material que estiver disponível em suas mãos. Porém, com o iPad, a situação fica ainda melhor: é como se você tivesse todas as cores e ferramentas do mundo em um ateliê de arte supercompacto.

Inspire-se com a tecnologia e crie arte com o iPad (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O SketchBook Mobile é um aplicativo pago, mas que também possui uma versão gratuita para avaliação. Com ele, basta selecionar os pincéis que você preferir e usar os próprios dedos para pintar. E não pense que esse é um aplicativo para crianças: apesar de nada impedir que ele seja usado pelos pequenos, a verdade é que profissionais das artes gráficas têm usado o iPad em seus processos criativos.

Passar horas jogando

Esta é a função pela qual muitos acabam carregando o iPad nas mochilas: centenas de jogos disponíveis para a plataforma. Além dos famosos games casuais — como os sucessos de venda Angry Birds Space e Cut the Rope —, o sistema também comporta títulos mais sérios e com gráficos em terceira dimensão.

Um bom exemplo desse tipo de entretenimento é Dead Space, game de tiros em terceira pessoa que, depois de passar pelo PS3 e Xbox 360, desembarcou também no portátil da Apple. Vale a pena conferir.

Criar e ouvir músicas

Ouvir música é sempre bom e, para isso, o iPad conta com diversas opções de players. Uma das mais conhecidas é o Track 8, que, além de gratuito, possui recursos que ainda não existem no software-padrão do iOS (Music).

Mas criar música também é possível com o iPad. Muitos artistas, inclusive, têm lançado discos inteiros gravados com esse aparelho. Há softwares para diversos segmentos da produção musical, como edição, mixagem e verdadeiros estúdios que cabem em suas mãos. Para começar, dê uma olhada em um sintetizador de áudio, como o Beatbox Free, e o próprio Garage Band, da Apple.

Planejar tarefas e estudos

Chega de rascunhar em folhas de papel. O profissional ou estudante de hoje esboça mapas mentais, fluxogramas e outros materiais de apoio em seu iPad, com a possibilidade de compartilhar facilmente  o conteúdo criado com colegas e equipes de trabalho.

Construa mapas mentais para ajudar no trabalho e nos estudos (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Um ótimo app para essa função é o Mindomo, que além de gratuito também permite um alto nível de personalização do mapa mental a ser criado. Com tudo na tela do tablet, fica mais fácil se organizar na hora de executar um plano estratégico.

Fazer compras e pedir táxi

Para finalizar, o que acha de fazer compras na volta para casa, quando estiver dentro do metrô ou simplesmente de carona no carro de seu amigo? O iPad possui diversos aplicativos que prometem agilizar a ida ao mercado e até o pedido de um sanduíche para entrega.

Com o app do Pão de Açúcar, você tem a certeza de que a compra será entregue em sua casa em até 48 horas e pode navegar entre as centenas de itens cadastrados para formar a compra do mês.

(Fonte da imagem: ShutterStock)

Se o gás acabar na hora de cozinhar, não se desespere: você pode encomendar um botijão novo pelo aplicativo da Ultragaz ou, então, pedir um lanche em redes de fast food, como Habibs e McDonald’s. E, caso você perca a carona daquele amigo logo depois do trabalho, não se preocupe: é possível chamar um táxi pelo seu tablet.

...

Você tem um iPad ou pretende comprar um? Que tal nos contar qual é a grande motivação para que você invista em um tablet? Deixe um comentário compartilhando suas impressões sobre a utilidade mais essencial do iPad para você. Quem sabe, assim, você não acaba ajudando outro leitor que esteja pensando em comprar um desses gadgets?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.