(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Algo que já deixamos claro em vários dos nossos tutoriais sobre Minecraft é que ele não é um game leve, seja qual for a máquina que o utiliza. Porém, o que muitos não sabem é que existem algumas maneiras interessantes para fazer com que o jogo tenha um melhor desempenho no seu computador. Basta seguir este tutorial para aprender como.

Pré-requisitos

Só é possível instalar o Java 64-bits caso seu computador também seja 64-bits. Clique aqui para aprender como descobrir qual a versão do seu sistema operacional.

Aumento de memória alocada

Uma das soluções mais eficientes para melhorar o desempenho do Minecraft é através do aumento da memória alocada do game. O método necessário para fazer isso varia de acordo com o sistema operacional usado por você.

Importante: embora melhore consideravelmente o desempenho do Minecraft, aumentar a memória alocada do game pode afetar negativamente no desempenho do seu computador. Por isso, é recomendável que você faça essas alterações apenas se seu sistema tiver 4 GB ou mais de RAM.

Windows

Comece o processo abrindo um novo arquivo do Bloco de notas no seu computador. Nele, insira o código em negrito mostrado abaixo:

javaw –Xmx*m –Xms#m -jar "Minecraft.exe"

Agora, você vai precisar substituir três partes do código por valores específicos:

  • *: valor máximo em MB que seu Minecraft pode usar da memória do PC. É recomendável inserir um valor que represente até metade da memória RAM do seu computador;
  • #: valor mínimo em MB que seu Minecraft pode usar de memória;
  • Minecraft.exe: local onde o executável do Minecraft está em seu computador (Ex: C:\Minecraft\Minecraft.exe).

O resultado deve ser semelhante ao mostrado logo abaixo:

javaw -Xmx1024m -Xms512m -jar "C:\Minecraft\Minecraft.exe"

Com isso, acesse Arquivo > Salvar como.... Mude a extensão do arquivo para “.bat” (você pode nomear o item como quiser) e, no campo “Tipo”, escolha a opção “Todos os arquivos”. Por fim, salve o arquivo no mesmo local em que está o executável do seu Minecraft e use-o para abrir o game daqui em diante.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mac

Para aumentar a memória alocada do Minecraft no Mac, você vai precisar antes acessar o arquivo “info.plist” do game. Para chegar até ele, apenas abra o menu de contexto do “Minecraft.app” e escolha o “Mostrar Conteúdo do Pacote”.

Depois de encontrar o “info.plist”, abra-o com qualquer editor de texto comum e modifique os valores dos campos “-Xms” e “-Xmx” pelas quantias mínimas e máximas, respectivamente, que seu Minecraft vai poder usar de RAM. Com isso, você deve obter algo semelhante ao mostrado abaixo:

-Xms 512 MB

-Xmx 1024 MB

Fazendo isso, basta executar o Minecraft normalmente para que ele utilize os novos valores de memória alocada estabelecidos por você.

Linux

Para modificar a memória alocada do Minecraft no Linux, use um código semelhante ao utilizado no Windows:

javaw -jar -Xms#MB -Xmx*MB "Minecraft.jar"

Basta entrar o comando abaixo, substituindo o “#” pelo valor de memória mínima, o “*” pela memória máxima e o “Minecraft.jar” pelo local do arquivo de mesmo nome. Depois das alterações, é só jogar normalmente.

Minecraft em 64-bits

Outro ponto que muitos deixam passar despercebido é a versão do Java instalada em sua máquina: normalmente, as pessoas costumam utilizar apenas o programa em 32-bits, por ser o mais pedido pelos outros aplicativos. Mas o fato é que o Minecraft funciona muito melhor caso você tenha a versão 64-bits em seu sistema.

Por sorte, não é preciso usar nenhuma configuração especial para isso: basta instalar o Java 64-bits normalmente em seu computador para que o Minecraft reconheça a versão, seja no PC ou no Mac. Mas lembre-se de checar se sua máquina também é 64-bits, como mencionado anteriormente.

Fonte: PC Gaming Wiki

Cupons de desconto TecMundo: