Como fotografar eventos esportivos

3 min de leitura
Imagem de: Como fotografar eventos esportivos

Você quer fotografar um evento de esportes como um profissional? Saber usar regras de enquadramento e controles básicos da câmera, nesse caso, pode não ser o suficiente; é preciso se preparar para fazer capturas de alta velocidade para não perder os melhores momentos.

Assim como em festas e outros tipos de eventos, não dá pra marcar bobeira: é preciso estar sempre atento e pronto para registrar tudo. Os principais momentos não esperam e nem podem ser repetidos. Um gol, um salto e até um acidente — se você estiver preparado, pode capturar o instante decisivo da partida.

Os momentos importantes das partidas não esperam você ficar pronto. (Fonte da imagem: Flickr/Ryu Voelkel)

A diferença de um evento esportivo para uma festa é que, no jogo ou competição, as velocidades tendem a ser muito mais rápidas. Poucos esportes possuem movimentos mais lentos, sendo que a maior parte deles possui momentos importantes que acontecem em milésimos de segundo. Então, como conseguir capturar as melhores fotos nesse caso?

Conheça muito bem o esporte que você vai fotografar

Essa é a regra mais importante, por mais que pareça não ter nada a ver com fotografia. Porém, imagine que você vai fotografar um jogo de um esporte que você conhece muito pouco: além de não saber o que é essencial que seja fotografado, você não vai poder se antecipar a um movimento ou instante.

Conheça o esporte que você vai fotografar para antecipar os melhores momentos. (Fonte da imagem: Flickr/Gerard Geronimo)

Por outro lado, ao capturar imagens de algo que você domina, é muito mais provável que os melhores momentos sejam registrados, já que você já tem o conhecimento necessário para saber quais movimentos podem levar àquele instante decisivo.

Quanto mais você conhecer do esporte e também das características particulares daquela partida, melhor. Quais são os jogadores que têm mais chances de fazerem bonito? Qual é o ponto forte dos times? Que jogadas podem levar a um momento-chave? Saiba a resposta para essas e outras perguntas antes de pegar a câmera.

Use equipamentos de alta velocidade

É difícil aliar zoom com rapidez de disparo. Por esse motivo, se você precisar escolher entre um dos dois atributos, fique com o segundo. Fotografe sempre na maior resolução e qualidade possível, porém evite usar o RAW, já que isso torna o processamento de cada imagem muito lento.

Com disparos múltiplos, você pode fazer montagens criativas como esta. (Fonte da imagem: Flickr/Gerard Geronimo)

Use um tripé para dar o apoio necessário e priorize lentes mais claras, que captam a maior quantidade de luz possível em menos tempo. Existem lentes (caríssimas, infelizmente) que permitem uma grande aproximação e, ao mesmo tempo, são consideradas claras (com número F mínimo de 2.8 e até 1.2), porém esse não é o caso da maior parte delas. Portanto, conheça bem o seu equipamento antes de fotografar.

Escolha uma velocidade compatível com o esporte que você está registrando e use o tripé, mesmo que esteja dia e com sol. Leia este artigo que explica um pouco sobre como usar os modos de prioridade para conseguir bons resultados nos esportes.

Para capturar imagens nítidas assim, é preciso trabalhar com velocidades bastante altas de disparo. (Fonte da imagem: Flickr/Daarkfire)

Foco nos jogadores e esportistas

Apesar de ser muito importante registrar o ambiente como um todo, o foco das suas fotografias é o jogador. Se for um esporte com bola, fique sempre atento a quem possui a posse dela e tente prever lances como uma roubada de bola ou mesmo um ponto.

Já em outros eventos esportivos, como nas competições mais radicais, geralmente cada participante possui a sua volta individual. Enquanto essas voltas estiverem acontecendo, não tire a câmera dele e deixe para fotografar o público durante os intervalos. Exceções podem ser feitas se você quiser capturar a reação da plateia para um movimento surpreendente.

Em esportes com bola, o foco é sempre em quem tem a posse da mesma. (Fonte da imagem: Flickr/Ryu Voelkel)

O ideal é que, se você estiver cobrindo um evento esportivo para algum veículo de mídia, alguém esteja com você. Duplas de fotógrafos são úteis para que os momentos sejam capturados de mais de um ângulo, com olhares e intensões diferentes. E, se for esse o caso, converse sempre com o outro fotógrafo para que vocês estejam em sintonia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.