OS X: como configurar um programa-padrão para abrir um tipo de arquivo

1 min de leitura
Imagem de: OS X: como configurar um programa-padrão para abrir um tipo de arquivo

Existem várias maneiras de mudar um programa-padrão no Mac, mas uma delas, particularmente, é a mais fácil: com apenas dois cliques, é possível escolher qual aplicativo você deseja usar permanentemente para abrir um tipo específico de arquivo.

Por exemplo, as suas fotos sempre são abertas com o aplicativo-padrão de visualização, mas você quer abrir especificamente os arquivos PNG de maneira automática com o Photoshop. É possível abrir a janela de informações de uma foto com essa extensão (Cmd + I clicando no arquivo) e mudar manualmente.

Isso não é difícil, porém existe um método ainda mais fácil! Clique com o botão direito em um documento que tenha o formato de arquivo para o qual você deseja escolher o programa-padrão. Uma das primeiras opções do menu de contexto é “Abrir com...” e, se você passar o mouse ali, pode ver uma lista de aplicativos disponíveis.

O atalho aparece quando a tecla Option é pressionada. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

No entanto, quando isso é feito, a escolha é válida apenas naquela vez. Para que a mudança seja definitiva, aperte a tecla “Option” com o menu de contexto aberto. Assim, a opção se transforma em “Sempre abrir com...” e você pode escolher o programa-padrão para abrir aquele determinado tipo de arquivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.