Android: como fazer o sistema operacional trabalhar para você

3 min de leitura
Imagem de: Android: como fazer o sistema operacional trabalhar para você

Seria muito bom ter um verdadeiro assistente pessoal que nunca esquece o que você precisa fazer. Assim, você poderia viver sem muitas preocupações e ainda economizar tempo. Agora, imagine se seu Android pudesse fazer tudo isso para você?

Sendo assim, não fique apenas imaginando — o seu smartphone pode fazer coisas que você sequer sabia que eram possíveis. E o melhor de tudo é que basta realizar as configurações uma vez e depois é só relaxar. No entanto, isso não acontece por mágica, sendo preciso utilizar um app complexo para fazer o aparelho realizar o seus desejos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pré-requisito

Para seguir este tutorial, você vai precisar do on{X} rodando no seu Android. Entretanto, fique atento, pois o app só funciona com as versões 2.3 e superiores do SO da Google.

Passo 1

Com o on{X} instalado e pronto para uso no seu smartphone, será preciso fazer o login através do Facebook na ferramenta e no site oficial do produto. Sendo assim, acesse este link, registre-se e crie comandos para seu telefone obedecer.

Passo 2

Caso você não conheça muito sobre programação, o que é bastante provável, é possível utilizar os códigos de programação que já existem no portal do on{X}. Para isso, no topo da janela do seu navegador, acione o menu “Recipes” e confira algumas opções de comandos para o seu telefone.

Para adicioná-las ao seu aparelho, selecione um item e, em seguida, clique em “add”. Desse modo, o seu smartphone deve receber o comando e salvá-lo na pasta de “Regras”.

Passo 3

Os Recipes disponíveis no site possuem um código de programação cru. Ou seja, estão abertos para que você os personalize. Dessa forma, a grande maioria deles não irá funcionar no aparelho caso não passem por algumas edições.

Então, para editar essas regras de programação no seu Android, será preciso contar com alguma ajudinha. Para isso existe a Community discussions, o Fórum e uma espécie de tutorial que orienta a criação e edição de novas regras. Tudo isso na página oficial do serviço e com todo o conteúdo em inglês, infelizmente.

Dessa forma, você pode escolher as melhores regras, entender como alterá-las e fazer seus próprios códigos.

Passo 4

Pode parecer complicado, mas para dominar o serviço você só precisa ter um pouco de paciência para ler os tutoriais em inglês ou traduzi-los com ferramentas online. No entanto, existem algumas programações simples que se aplicam a quase todos os Androids suportados. Sendo assim, vamos conferir como utilizar uma delas.

Certifique-se de que o seu smartphone esteja conectado à internet e executando o on{X}. Em seguida, abra o site do serviço e faça login. Com isso, procure e clique no menu “Documentation” no topo da janela.

Desse modo, você vai conferir todos os exemplos de códigos para programação que estão disponíveis no site. Agora, na guia “Gettin started”, confira o conteúdo da caixa “writing you first rule”. Note que essa é uma regra ativada pelo desbloqueio da tela e, com isso, mostra uma mensagem na área de notificações do Android.

Para colocá-lo no seu celular, copie o conteúdo e clique em “write code”, no canto superior direito da janela. Agora, na página carregada, apague qualquer linha de comando que estiver abaixo de “code” e cole aquilo que você copiou anteriormente.

Em seguida, na linha “6”, procure pelos parênteses que contêm a frase “Helo World”. Substitua-a por qualquer texto de saudação que você desejar.

Com todo esse trabalho feito, vá até “rule name”, no topo esquerdo da janela, e crie um nome para o comando. Feito isso, clique em “Save and send to phone”. Desse modo, em alguns instantes o seu aparelho receberá o novo código, que já deve estar funcionando.

Ampliar

Passo 5

Existem diversas aplicações para a programação do seu aparelho com o on{X}. Para conhecê-las e descobrir como aplicar tudo isso no seu Android, é preciso navegar e ler com atenção as especificações. Além disso, também é possível usar os comando prontos do menu “Recipes” ou perguntar para os demais usuários como realizar alguma configuração através da guia “Forum”.

Nota: este tutorial pretende apenas apresentar os processos básicos do on{X}, sendo que todos os tutoriais de programação para o aplicativo já estão disponíveis no site do serviço. No entanto, é preciso traduzi-los para compreender os procedimentos ou pedir ajudar aos demais usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.