Aegisub: como adicionar legendas em vídeos

2 min de leitura
Imagem de: Aegisub: como adicionar legendas em vídeos

(Fonte da imagem: iStock)

A infinidade de vídeos que você encontra pela internet é incrível, mas, para muitos, existe a barreira de uma outra língua. Muitos desses vídeos estão em outros idiomas, o que pode deixar muita gente sem entender o que é falado.

Pensando nisso, muitas pessoas criam legendas para os mais diversos tipos de vídeos encontrados na internet. Uma grande parcela dos usuários utiliza essas legendas, mas não sabe direito como elas são criadas. Mostraremos como isso é feito, utilizando um dos programas mais populares para esse fim: o Aegisub.

Para poder recriar os passos que ensinaremos abaixo, é necessário que você tenha o aplicativo. Você pode baixá-lo clicando no botão abaixo.

1) Escolhendo o vídeo a ser legendado

Depois de ter baixado e instalado o Aegisub, chegou a hora de escolher o vídeo que será legendado. Já dentro do programa, na barra superior, escolha “Vídeo” e, em seguida, “Abrir vídeo”.

Após escolher o vídeo em questão, você deverá ver uma janela com o mesmo e os comandos logo abaixo, podendo dar play ou pausar a reprodução.

2) Criando a legenda

Agora que o vídeo está carregado, chegou a hora de fazer a legenda. Ao lado do vídeo, você verá um campo onde poderá incluir as linhas da sua legenda. Opções como a cor da borda e sombreamento, fonte utilizada, tamanho e outros efeitos podem ser configurados aqui.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Após finalizar a sua linha de legenda, você deverá clicar no botão “Aceitar”, presente nessa seção. Fazendo isso, ela será incluída na legenda final. Cada vez que você clicar em “Aceitar”, uma nova linha de legenda surgirá para ser editada.

3) Sincronizando a legenda

Talvez a parte mais “chata” do processo de criação de uma legenda. Agora, você deverá sincronizar as linhas de legenda com o vídeo. Infelizmente, o Aegisub não conta com uma maneira intuitiva para sincronizar a legenda com o vídeo, como outros programas do mesmo gênero têm.

Existem dois botões sem muito destaque e que servem para iniciar e encerrar o tempo da linha de legenda. Eles ficam na parte superior da janela.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

1) Iniciar o tempo da legenda

2) Encerrar o tempo da legenda

Tendo isso em mente, clique na linha que você deseja sincronizar e dê play no vídeo. Para iniciar a legenda, clique no primeiro botão. Acompanhe o vídeo e, quando quiser encerrar, aperte o segundo botão no tempo certo. Pronto, a linha da legenda foi sincronizada.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Clique na linha seguinte e repita o processo até chegar ao final da legenda e do vídeo.

4) Salvando a legenda

Agora que a legenda está pronta, é hora de salvá-la. É aconselhável que, já nesse momento, você salve o projeto com o mesmo nome do vídeo. O Aegisub permite que a legenda seja salva com a terminação “.ass” (Advanced Substation Alpha). Esse conselho é dado para que a legenda possa ser compatível com o vídeo.

5) Assistindo ao vídeo legendado

Para assistir ao vídeo legendado, como informamos no passo anterior, é necessário que o arquivo da legenda esteja com o mesmo título do vídeo em questão. Caso o seu tocador de mídia, como o Windows Media Player, não rode o vídeo com a legenda criada, você pode tentar instalar um pacote de codecs ou utilizar um player diferente.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Sugerimos o K-Lite Codec Pack que, depois de instalado, roda os vídeos legendados automaticamente. Para baixá-lo, clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.