Android: como restaurar os contatos depois de sincronizar o app do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Android: como restaurar os contatos depois de sincronizar o app do Facebook

Quem experimentou sincronizar os contatos usando o app do Facebook pode ter se deparado com uma baita surpresa. Em alguns casos, o processo simplesmente sobrescreveu todos os contatos do telefone usando o email do Facebook. Agora, a dúvida fica no ar: o que fazer para conseguir seus contatos de volta?

Aparecendo como salvadora da pátria, uma ferramenta do Google permite que você restaure todos os seus contatos alterados nos últimos trinta dias e deve ser o suficiente para consertar o que o Facebook estragou.

Passo 1

Antes de qualquer outra coisa, é preciso parar a arbitrariedade que o app do Facebook está fazendo na sua agenda. Para isso, abra o aplicativo e acesse Menu > Contas > Configurações de aplicativos > Sincronizar contatos e marque “Não sincronizar”.

Passo 2

Agora, faça o login na sua conta do Gmail pelo computador e, no topo esquerdo da janela, clique na pequena flecha indicada por “Gmail” ou “E-mail”. Em seguida, selecione "Contatos".

Passo 3

Feito isso, logo abaixo da barra de buscas, acione o botão “Mais” e depois “Restaurar contatos”. Dessa forma, uma janela será mostrada com algumas opções para determinar uma data para começar a restauração dos seus contatos.

Sendo assim, escolha um período para a restauração e, por fim, confirme clicando em “Restaurar”.

Passo 4

No seu telefone, será preciso refazer a sincronização com a sua conta do Google. Com isso, os contatos que foram restaurados no Gmail voltarão para o seu Android. Para tal, acesse o seu menu de configurações, escolha “Contas e sincronização”, toque na sua conta Google e, em seguida “Sincronizar Contatos”.

Seguindo esses procedimentos, em alguns instantes com a sua conexão à internet ativa, todos os seus contatos restaurados no Gmail já deverão estar disponíveis no seu telefone.

Nota: este procedimento não surtirá efeitos caso você não siga as orientações do "Passo 1", pois a substituição dos contatos pelo app do Facebook aconteceria novamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.