menu
Logo TecMundo
Internet

Firefox: como configurar o navegador para abrir plugins apenas quando clicados

Saiba como controlar o comportamento dos plugins do browser.

schedule24/07/2012, às 08:06

Firefox: como configurar o navegador para abrir plugins apenas quando clicadosFonte:

Imagem de Firefox: como configurar o navegador para abrir plugins apenas quando clicados no site TecMundo

Bloqueando os plugins (Fonte da imagem: iStock)

Os plugins são aplicações necessárias para explorar certo tipo de conteúdo em uma página na internet. Porém, embora eles sejam indispensáveis, podem tornar o carregamento de alguns sites um pouco mais lento, especialmente aqueles que utilizam uma grande quantidade deles no corpo da página.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

No Firefox, há uma maneira de você ativar os plugins apenas quando for utilizá-los. Da mesma forma, também é possível adicionar exceções ou gerenciar as permissões para esse tipo de aplicativo a partir do próprio navegador. Para saber como fazê-lo, basta ler o tutorial que preparamos, abaixo. Esta dica é válida para o Firefox na versão 14 ou superior.

Antes de começar, vale apenas reforçar que estamos falando de plugins, e não de complementos do navegador.

Plugins e extensões

Um plugin é uma aplicação instalada no navegador para integrá-lo com recursos presentes no HTML. Os mais comuns, sem dúvidas, são o Flash Player (para visualizar conteúdos em Flash, como jogos online e vídeos do YouTube) e o plugin para Java (que possibilita executar aplicações nessa linguagem).

Os plugins são utilizados pelas páginas para a exibição do conteúdo, sendo obrigatória a sua instalação para o acesso (caso você queira ver o material). Eles não funcionam como extensões, que são aplicativos feitos para criar ou modificar funções do navegador e que não interferem na visualização dos sites de maneira direta.

Desativando os plugins

Comece digitando “about:config” na barra de endereços do navegador. Veja que há um aviso de segurança na tela; apenas clique em “Serei cuidadoso, prometo!” para abrir as preferências.

Abrindo as configurações (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em seguida, no campo de busca, digite “plugins.click_to_play” (sem as aspas) para localizar essa entrada na lista exibida pelo Firefox.

Efetuando a busca (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Observe que, em um primeiro momento, ela está na posição “False” (ou seja, desativada). Para ativá-la, dê um clique duplo com o mouse na entrada. Veja que, feito isso, ela é modificada para “True”.

 src= (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Prontinho! Feito isso, os plugins não serão mais carregados automaticamente quando você estiver navegando em uma página da internet.

Criando exceções

Caso você deseje, pode criar exceções para a configuração ajustada acima. Para isso, após efetuar os procedimentos do tópico anterior (e ter reiniciado o Firefox), acesse uma página da internet que costume utilizar plugins. Veja que há um ícone representando o bloqueio dos plugins na barra de endereços do navegador (com a forma de um “bloco de montar”).

Para começar, clique no ícone citado acima e selecione “Ativar plugins” para ativá-los durante a sessão de uso atual do navegador. Ou então, caso deseje que eles fiquem sempre habilitados para a página em questão, clique na “seta” ao lado da alternativa citada e escolha “Sempre ativar plugins deste site”.

Manter sempre aitvos (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

De maneira alternativa, você também pode fazer com que os plugins fiquem sempre bloqueados, clicando em “Nunca ativar plugins deste site” nas configurações citadas acima.

Desabilitar permanentemente (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Atenção: tais configurações só valem para o site para o qual você criou a exceção. Para habilitar em outros endereços, é necessário repetir o processo na página desejada.

Gerenciando permissões

Além de criar exceções, você pode gerenciar as permissões de acesso para os plugins do navegador. Para isso, após acessar a URL do site desejado, clique na identidade dele, disponibilizada como um “globo” na barra de endereços do browser. Então, utilize a alternativa “Mais informações”.

Abrindo as configurações de permissão (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Uma nova janela é aberta, e nela você deve entrar na aba “Permissões”. Ali, localize a alternativa “Ativar plugins”. Se você quiser que o navegador sempre pergunte qual é a decisão a ser tomada com relação aos plugins, marque a opção “Perguntar”.

Gerenciando permissões (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Para simplesmente bloquear plugins, desmarque a alternativa “Perguntar” e selecione “Bloquear”; se você quiser mantê-los sempre ativos, selecione “Permitir”. Vale apenas reforçar que tais configurações só valem para o site para o qual você abriu o gerenciador de permissões. Para habilitar em outros endereços, é necessário repetir o processo na página desejada.

Agora, você já sabe como desabilitar plugins e gerenciar o comportamento deles para os seus sites favoritos.