A cobertura do TecMundo durante a Black Friday, com a postagem ao vivo de ofertas durante 24 horas, foi um dos momentos de destaque do site em 2014. Em pouco mais de 24 horas a página foi visualizada mais de 900 mil vezes, o que provavelmente é um dos recordes do site em 2014.

Entretanto, boa parte do nosso trabalho na busca pelas melhores ofertas foi possível graças ao comparador de preços Zoom. A ferramenta foi utilizada pela nossa equipe de forma exaustiva e, na maioria dos casos, se mostrou bastante adequada, indicando de fato quais preços estavam com descontos reais.

Como surgiu a empresa

Quando chegou ao mercado, em setembro de 2010, a ideia era oferecer aos consumidores e também às lojas uma alternativa ao Buscapé, que reinava praticamente sozinho no mercado. Ao longo de um ano o site trabalhou em um modo simplificado, uma versão beta, até que em novembro de 2011 ele finalmente foi lançado oficialmente.

“Hoje contamos com mais 300 lojas parceiras, que juntam representam cerca de 90% do mercado”, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. A lista inclui nomes como Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Carrefour, Magazine Luiza, Saraiva, Walmart, entre outros.

Porém, não é o segredo maior não é ter apenas as grandes lojas, mas especialmente aquelas menos conhecidas e que podem despertar algumas dúvidas no consumidor. Para que que um comércio eletrônico seja incluído no Zoom, é preciso que ele passe por um processo rígido de avaliação. “Checamos a atividade do CNPJ, o tempo de atuação e consultamos o Serasa para verificação de pendências”, comenta Thiago.

Zoom Garante

Mesmo tomando todos esses cuidados, é possível ainda que problemas possam ocorrer no meio do caminho. Uma loja pode entrar em dificuldades financeiras, por exemplo, e ficar impedida de honrar a entrega dos produtos que vendeu, deixando o consumidor na mão. É neste ponto que entra em cena o serviço Zoom Garante.

O recurso é completamente gratuito. Ao fazer uma compra, cujo acesso tenha sido feito via Zoom e com o usuário logado e tendo habilitado a ferramenta Zoom Garante, o consumidor assegura o recebimento do produto comprado ou o seu dinheiro de volta, desde que o valor não seja superior aos R$ 3 mil.

É o caso da empresa Blue Robot Tech que, listada no Zoom, em 2013 encerrou as suas atividades, deixando cerca de 100 clientes sem receber os seus produtos. Aqueles que haviam usado o recurso Zoom Garante receberam o valor de volta. Foram pagos cerca de R$ 130 mil aos consumidores.

“Foi um imprevisto que acabou nos aproximando dos nossos clientes. Apesar de termos um processo rigoroso para um parceiro anunciar no Zoom, a Blue Robot Tech apresentou um problema em sua operação que não poderia ser previsto. Ao lançarmos o Zoom Garante, não tínhamos como principal objetivo o reembolso dos nossos clientes, pois sabemos que o mais desejado por eles ao realizar uma compra é receber o produto e não o dinheiro de volta. De qualquer forma, conseguimos garantir que as pessoas não tivessem prejuízo e fomos felizmente recompensados por isso”, afirma Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.

Grande número de ferramentas

Além dos recursos tradicionais para comparativos de preços, existem outras ferramentas disponíveis no site que auxiliam o processo de pesquisa. Uma das mais interessantes é o “Histórico de preços”, que mostra a evolução, semana a semana, do menor valor praticado em um das lojas listadas no cadastro.

Logado no Zoom é possível cadastrar ainda alertas de preço, para que você seja informado toda vez que um determinado produto atinja um valor específico indicado. É possível ainda salvar itens para pesquisas posteriores. Por fim, há versões do Zoom para Android e iOS, permitindo que o consumidor realize pesquisas diretamente no smartphone.

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