Filme estrelado por Edward Snowden ganha Oscar de melhor documentário

1 min de leitura
Imagem de: Filme estrelado por Edward Snowden ganha Oscar de melhor documentário

O filme estrelado por Edward Snowden, ex-funcionário do governo dos EUA responsável por revelar ao mundo o monstruoso complexo de vigilância da NSA, ganhou o prêmio Oscar na categoria de melhor documentário. Dirigido por Laura Poitras, cineasta responsável por obras como “My Country, My Country” e “The Oath”, “Citizenfour” conta com declarações feitas por Snowden que detalham o sistema de espionagem norte-americano.

“Minha esperança é a de que este prêmio encoraje mais pessoas a ver o filme, cuja mensagem pode inspirá-las com a ideia de que cidadãos comuns, trabalhando juntos, podem mudar o mundo”, disse o delator. Ativistas do grupo responsável por revelar o esquema da NSA contataram Poitras em janeiro de 2013. Em maio, a cineasta conduziu sua primeira leva de entrevistas junto de Snowden em Hong Kong; um ano depois, Glenn Greenwald é que conversou com a diretora, na Rússia.

Antes de conquistar um prêmio Oscar, o documentário “Citizenfour” recebeu diversos outros títulos – tais como o de melhor documentário pela BAFTA. Sobre a gravação do filme e publicação de todo o escândalo, Snowden fez o seguinte comentário:

“Quando Laura Poitras me pediu autorização para a filmagem de nosso encontro, fui extremamente relutante. Sou grato porque ela conseguiu me convencer. O resultado é um corajoso e brilhante filme que merece a honra e reconhecimento conquistados”, completou o contundente ex-funcionário da NSA e também ex-agente da CIA (saiba mais sobre o escândalo aqui).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.