(Fonte da imagem: Reprodução/20th Century Fox)

Toda sessão de cinema apresenta, antes do filme principal, uma série de trailers de futuros lançamentos, com trechos e imagens do que podemos esperar de novas produções. Em geral, esse material de divulgação costuma trazer os elementos que mais vão chamar a atenção do público, seja pelos astros, pela ação, pelo suspense ou pelos efeitos especiais empregados nessas produções.

É comum, entre nós espectadores, julgar esses vídeos e criar certa expectativa em relação aos próximos lançamentos. Muitas vezes, um bom trailer pode aumentar o interesse das pessoas e ser decisivo na carreira comercial de um filme nas salas de cinema.

Ao mesmo tempo, é frequente o comentário de decepção de um filme, quando lançado, em relação ao seu trailer, e há quem diga que muitas prévias já entregam o que há de melhor nas produções ou que os trailers são melhores do que o resultado em longa-metragem.

Mas será que o inverso disso também não ocorre? Afinal, há muitos clipes de filmes a que assistimos por aí que são bem medíocres e que nem sempre representam fielmente a obra cinematográfica que divulgam.

Para provar que nem sempre podemos confiar nessas prévias, listamos 10 trailers horríveis para filmes que acabaram sendo bons.

1) Guerra nas Estrelas (1977)

Tudo está tão errado neste trailer que parece até piada: os cortes desencontrados, os efeitos visuais primários e a narração simplesmente patética. “A história de um garoto, uma garota e o universo (...) e alienígenas de mil mundos”. Será que a intenção original de Star Wars era ser uma comédia pastelão?

2) Gremlins (1984)

O trailer do clássico Gremlins é praticamente um vídeo de instruções sobre os pequenos monstrinhos, tudo em ritmo lento e constrangedor, sem jamais revelar a aparência das criaturas.

3) O Segredo do Abismo (1989)

Uma colagem desconexa de cenas abre o trailer de O Segredo do Abismo, ficção científica de James Cameron (Avatar). Em seguida, uma narração cafona faz as piores metáforas sobre a busca dos personagens no fundo do mar.

4) O Vingador do Futuro (1990)

Certamente um dos trailers mais divertidos e bizarros que já foram montados, a prévia do Vingador do Futuro original brinca com vários elementos que fizeram a fama desse clássico, incluindo as linhas de diálogos mais engraçadas já proferidas por Arnold Schwarzenegger. Imperdível!

5) Náufrago (2000)

Ele cria fogo, ele fala com a bola Wilson, fica barbudo e tenta voltar à civilização – o trailer praticamente conta toda a história de Náufrago, mas em uma edição desprovida de emoção e atrativos.

6) Corpo Fechado (2000)

O trailer oficial do longa tenta vender o filme como uma obra de mistério na mesma linha de O Sexto Sentido, trabalho anterior do diretor M. Night Shyamalan. A prévia insiste em provocar o espectador a respeito do enigma do personagem, em investigar o que aconteceu a ele durante um acidente de trem, e mal dá pistas sobre o conto de origem de um super-herói que se esconde na película.

7) Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

O excelente e inesquecível filme de Michel Gondry ganhou esse bizarro trailer que tenta vender o filme como uma comédia de Jim Carrey – com um clima alegre, agitado e cheio de caretas. Quem compareceu à sessão esperando um filme leve e descompromissado se surpreendeu com uma trama profunda, emocional e sensível.

8) Ponte para Terabítia (2007)

O trailer não consegue transmitir a história das crianças que utilizam a fantasia para fugir de seus problemas reais. A prévia deixa a impressão (ruim) de que o filme é apenas uma aventura ligeira, rasa e com péssimos efeitos visuais.

9) Wall-E (2008)

A animação Wall-E é um dos contos mais bonitos já feitos pelos estúdios Disney/Pixar, mas esse trailer parece mais interessado em focar nas trapalhadas do personagem-título, como se ele fosse um pateta qualquer, do que na trama de aproximação do robô com sua musa Eve.

10) Um Homem Misterioso (2010)

Esse é mais um caso de trailer que tenta vender uma ideia diferente do filme. Em vez de apresentar o (ótimo) drama existencial do assassino profissional interpretado por George Clooney, a prévia tenta privilegiar ao máximo as poucas cenas de ação do longa. Resultado: o público saiu decepcionado das salas de cinema, esperando uma obra completamente diferente.

Cupons de desconto TecMundo: