Google lança feira de ciências internacional

1 min de leitura
Imagem de: Google lança feira de ciências internacional

Fonte da imagem: Reprodução / Google Science Fair

Esta semana, a Google anunciou a primeira edição de sua feira de ciências virtual. O objetivo do concurso é promover o interesse pela ciência e tecnologia entre jovens do ensino fundamental e médio. A Google Science Fair é um parceria entre Google, LEGO, National Geographic, Scientific  American e conta com o apoio da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN).

Para participar, basta criar um projeto inovador envolvendo temas de ciência, tecnologia e sustentabilidade. Os participantes devem ter entre 13 e 18 anos de idade. Os trabalhos devem ser apresentados em formato de vídeo de até dois minutos ou em um relatório de 20 páginas. Ambos devem conter todas as informações em inglês.

Após o encerramento das inscrições, uma comissão julgadora formada por professores deve avaliar todos os materiais e escolher 60 semifinalistas. Estes projetos estarão disponíveis no site do concurso e passam a contar com uma votação aberta ao publico.

Fonte da imagem: Reprodução / Google Science Fair

Até o final de maio, a Google deve anunciar o nome dos 15 finalistas, que serão convidados a visitar a sede da empresa, em Mountain View, Califórnia, onde haverá a votação final, feita por um júri composto por especialistas renomados. São três categorias, definidas conforme a faixa etária (de 13 a 14 anos, de 15 a 16 e de 17 a 18 anos).

Os ganhadores de cada categoria receberão prêmios como uma bolsa de estudos no valor de US$50 mil, viagens para a sede da CERN na suíça ou uma expedição para as ilhas Galápagos com direito ao acompanhamento de um explorador da National Geographic.

Como incentivo aos participantes, a Google publicou um post em seu blog, contando a história de seus fundadores e da própria Google, uma empresa criada por jovens sonhadores. O texto destaca que o projeto dos fundadores da Google tornou-se realidade, porém, muitas boas ideias não saem do papel por falta de incentivo. Ao final do texto, a empresa afirma que acredita no poder da ciência para mudar o mundo.

Para divulgar o evento, foi criado um vídeo promocional. Nele, um jovem apresenta um projeto bastante ousado, em que o encadeamento de eventos cria um efeito surpreendente ao final.

As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de abril, individualmente ou em grupo. Os formulários de cadastro já estão disponíveis no site oficial do concurso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.