Mesmo as coisas mais simples não estão livres de sofrer redesigns inovadores. O mais novo utensílio a passar por este processo é a panela comum, que foi profundamente estudada e redesenhada para se tornar mais eficiente. Engenheiros da Universidade de Oxford desenvolveram uma nova panela que consegue atingir o ponto de ebulição da água 40% mais rápido do que os modelos convencionais.

Batizada de FLARE, a criação do engenheiro Thomas Povey está sendo fabricada e vendida pela Lakeland, uma marca britânica de utensílios de cozinha. O produto está bem disputado, e apesar da panela mais barata ser vendida a 85 libras (algo em torno de 330 reais), a loja está completamente esgotada até o final de agosto.

Povey é especialista em desenvolver sistemas de resfriamento ultra-eficientes para motores à jato. Ele também é um ávido montanhista, e diz que teve a ideia durante uma longa trilha de alguns dias, quando percebeu o quanto ele demorava para esquentar a água na hora de preparar os alimentos em grande altitude. O cientista reuniu um grupo de especialistas que passaram 3 anos se dedicando a tarefa de redescobrir o desenho ideal para uma panela para torná-la mais eficiente.

Como a panela flare é feita

Criada a partir de uma liga de alumínio e utilizando uma série de hastes no entorno da panela, a “Flare conduz o calor da chama de baixo para as laterais da panela, resultando em uma distribuição mais rápida e eficiente do calor. Isso significa que a sua comida ficará pronta muito mais rápido, poupando tempo e energia. ”

Para Povey, é tudo uma questão de termodinâmica: “o problema do formato tradicional das panelas é que muito do calor acaba sendo dissipando no ar, ou seja, uma questão de transferência de temperatura e aerodinâmica, e nós aplicamos a ciência que era usada na criação de motores à jato para criar uma forma mais eficiente, é um problema muito similar ao que enfrentamos no nosso dia-a-dia ainda que o produto final seja muito diferente.”

A panela Flare já ganhou diversos prêmios, tanto pelo seu design inovador quanto pelo potencial de conservação de energia. Para saber um pouco mais sobre esse produto assista ao vídeo abaixo:

Cupons de desconto TecMundo: