Cientistas criam novo método de produção e análise de "vidros metálicos"

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam novo método de produção e análise de "vidros metálicos"

(Fonte da imagem: Reprodução/Universidade de Yale)

Cientistas da Universidade de Yale estão cada dia mais confiantes com um projeto realizado em seus laboratórios. Shiyan Ding e sua equipe estão liderando uma pesquisa e eles afirmam ter encontrado uma forma mais rápida de identificar e moldar ligas complexas de BMG — bulk metallic glasses, que em português são conhecidos como “vidros metálicos”, que podem ser tão ou mais resistentes do que o aço.

Segundo o que foi publicado no site da própria Universidade de Yale, por métodos tradicionais é preciso quase um dia inteiro para que seja identificada uma liga apropriada para a criação do BMG. Com este novo método, os pesquisadores afirmam ter encontrado 3 mil delas por dia, além de determinar propriedades como ponto de fusão e derretimento e maleabilidade das ligas.

Ainda sobre a forma como o projeto funciona, os pesquisadores disseram: “Em vez que pescar [referindo-se à busca de ligas] com um anzol, jogamos uma grande rede. Isso deve apressar drasticamente a descoberta de BMGs e de novas formas de utilização para elas.”. E essa aceleração pode revolucionar a indústria, pois traz mais aplicações por causa da abundância.

A importância do projeto

Os cientistas afirmam que o novo método utiliza duas formas correlatas para a moldagem das ligas. Unindo sopro e pulverização, eles conseguem simular enormes quantidades de materiais, chegando a conclusões mais rápidas do que seriam possíveis anteriormente. Isso significa que eles podem ter um catálogo de ligas mais completo para que a indústria saiba exatamente quais são os BMGs que podem ser usados para diversos fins comerciais.

E, se você está na dúvida sobre quando essa tecnologia pode ser usada, vai ficar chocado ao saber que ela já está disponível em todo o mundo. Presente em componentes de relógios, itens esportivos e aplicações biomédicas, as ligas de vidros metálicos podem ser levadas para smartphones e diversos outros eletrônicos. Será que a maior quantidade de ligas pode facilitar a utilização dela?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.