Ladrões de material radioativo abandonam carga e devem morrer em breve

1 min de leitura
Imagem de: Ladrões de material radioativo abandonam carga e devem morrer em breve

Um pedaço da carga roubada e abandonada no México. (Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post)

O mundo inteiro ficou em alerta na última quarta-feira (4) com a notícia de que uma carga de material radioativo foi roubada no México e poderia ser usada até na produção de bombas "sujas", que são não nucleares, mas carregadas de níveis altos e perigosos de radiação. O equipamento usado em radiografias era transportado via caminhão de um hospital para um lixão quando dois homens armados renderam os ocupantes do veículo.

Agora, a história encaminha-se para um final feliz – menos para os bandidos. Isso porque a carga foi encontrada em uma zona rural próxima da cidade mexicana de Hueypoxtla, quase 40 km depois do local do roubo. Não há nenhum sinal do paradeiro dos assaltantes, mas as autoridades de saúde do país dizem que eles devem morrer em breve por causa de "problemas severos decorrentes da exposição à radiação".

Pelo visto, segundo o The Washington Post, o assalto era mais pelo caminhão de transporte e "eles provavelmente não faziam a menor ideia do que estavam roubando". A conclusão surgiu porque o carregamento de cobalto-60 foi encontrado abandonado, aberto e sem o lacre de proteção, o que indica que os ladrões, muito provavelmente por pura curiosidade, abriram a caixa contendo o material radioativo e não gostaram do que viram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.