Ciência

Telescópio James Webb já fez fotos de Júpiter; veja as três novas imagens!

James Webb tirou duas fotos de Júpiter para garantir que suas câmeras dariam conta de rastrear objetos se movendo em alta velocidade no espaço

em 15/07/2022, 13:55
Telescópio James Webb já fez fotos de Júpiter; veja as três novas imagens!

Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

Imagem de Telescópio James Webb já fez duas fotos de Júpiter; veja! no tecmundo

Enquanto seleciona novas imagens para a crescente legião de fãs do Telescópio Espacial James Webb (JWST), a equipe do observatório também liberou três fotos inéditas de Júpiter.

Tiradas quando os instrumentos do telescópio ainda estavam sendo ajustados, as imagens mostram o planeta gigante com seu anel característico e suas três luas, detalhando a tradicional sombra de Europa na superfície.

Disponíveis como anexo de um relatório de comissionamento elaborado pelo Space Telescope Science Institute (STScI), o documento pode ser acessado no site da instituição. As imagens foram obtidas pela poderosa câmera infravermelha – a NIRCam –usando dois tipos de filtro para focar em comprimentos distintos de ondas de luz. Tratava-se de um teste do equipamento antes do seu uso efetivo.

Imagem de banda estreita mostrando Júpiter, suas luas e anel. (Fonte: NASA/ESA/CSA/STScI/Reprodução.)Imagem de banda estreita mostrando Júpiter, suas luas e anel. (Fonte: NASA/ESA/CSA/STScI/Reprodução.)

Como se saiu o James Webb ao fotografar Júpiter?

A proposta do teste da NIRCam era que o telescópio espacial seria capaz de rastrear objetos em movimento rápido através do Sistema Solar. Para comprovar a hipótese, o JWST fotografou nove alvos ao todo. Embora maior e mais espetacular, Júpiter foi o mais lento deles. O resultado mostrou que objetos espaciais podem ser rastreados, ainda que seja um planeta brilhante, capaz de refletir a luz solar nas câmeras.

De acordo com o relatório de comissionamento, “Espera-se que observar um planeta brilhante e seus satélites e anéis seja um desafio, devido à luz dispersa que pode afetar o instrumento científico empregado, mas também o sensor de orientação precisa rastrear estrelas-guia próximas ao planeta brilhante”. O sucesso do teste indica  que o James Webb está pronto para rastrear outros objetos em movimento, como cometas próximos à Terra, por exemplo.

Na quinta-feira (14), uma nova foto foi acrescentada à coleção das imagens de Júpiter feitas pelo James Webb. Na imagem (abaixo), é possível ver o planeta no centro, e sua lua Europa à esquerda.

james webbImagem feita pelo telescópio James Webb mostra o planeta Júpiter (centro) e sua lua Europa (esq.) - créditos: NASA, ESA, CSA, and B. Holler and J. Stansberry (STScI)

"Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas anteriormente, essas imagens de Júpiter demonstram o potencial de observação do Webb, das mais apagadas e distantes galáxias até os planetas no nosso próprio quintal cósmico", disse Bryan Holler, cientista no Instituto de Ciência de Telescópio Espacial em Baltimore (Estados Unidos). A afirmação foi feita em um comunicado da NASA.


Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Por Jorge Marin

Especialista em Redator


Veja também