Exposição em SP leva ao espaço até quem não é bilionário
Por Ricardo Isídio
30/07/2021 - 06:00•2 min de leitura
Imagem de Exposição em SP leva ao espaço até quem não é bilionário no tecmundo
O Farol Santander traz para a cidade de São Paulo uma exposição inédita na América Latina sobre missões espaciais: a "Futuro Espacial", em exibição no prédio icônico Altino Arantes (o famoso Banespão).
A mostra celebra os mais de 50 anos da chegada da humanidade à Lua, e é uma oportunidade para os amantes de astronomia conhecerem detalhes sobre explorações da NASA, desde os primeiros programas até os projetos mais recentes.
A atração celebra os mais de 50 anos da chegada da humanidade à Lua
Ali, os visitantes podem entender mais sobre os esforços passados e atuais na busca de alternativas para uma vida melhor que o espaço pode proporcionar. Nesse contexto, a exposição chega em um momento no qual bilionários americanos alavancam o turismo espacial.
“O conhecimento do universo sempre instigou nossa imaginação e o Santander patrocina essa exposição que conecta passado, presente e futuro. Queremos oferecer aos visitantes a oportunidade de lançar nosso olhar para além do planeta Terra e refletir sobre as descobertas cientificas e inovadoras que, muito em breve, auxiliarão ainda mais o bem-estar de todos nós”, comentou Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.
A mostra aborda a conquista da Lua e os desafios para se chegar a Marte. Além disso, contém informações, fotos e réplicas da nova geração de foguetes, veículos e robôs, bem como os trajes utilizados por astronautas. Outro destaque é a evolução da Estação Espacial Internacional — maior laboratório orbital da Terra — e projetos científicos relacionados.
Estação Lua
A primeira parte da exposição tem como foco a Lua, que aparece em um ambiente imersivo com iluminação, pisos e paredes que simulam a atmosfera lunar.
Sala da exposição 'Futuro Espacial', no Farol Santander, em São Paulo
O local conta com painéis explicativos que, através de vídeos e textos, exibem as diferenças entre a missão Apolo 11 — responsável pelo primeiro pouso humano no satélite — e a Artemis, próximo programa de exploração da NASA.
Há também a “Dark side of the Moon”, ala que traz um conjunto de obras de diversas áreas inspiradas no corpo celeste, representadas através de músicas, literatura, artes cênicas e visuais.
Estação Marte
A segunda parte tem como ambientação uma sala que simula Marte. Logo na entrada, os visitantes experimentam “sair de uma nave e desembarcar na atmosfera quente do Planeta Vermelho — sensação amplificada pelos tons terrosos e alaranjados, com texturas rochosas e pedras espalhadas pelo cenário”, segundo o anúncio da exposição.
Sala na mostra 'Futuro Espacial', no Farol Santander, em São Paulo
O salão apresenta a jornada de exploração conduzida pela agência espacial, com amostras de veículos e equipamentos que astronautas utilizarão nas primeiras missões tripuladas, previstas para 2030. Há também uma representação de uma possível colonização no futuro.
Exposição Futuro Espacial — Farol Santander São Paulo
Local: Farol Santander — Rua João Brícola, 24 — Centro (estação São Bento — linha 1, azul do metrô)
Ingresso: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander); bilheteria no local ou pelo site. Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia entrada.
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h00 às 20h00, de 23/07 a 05/12