Olimpíada de Tóquio pode ter tufão e altas temperaturas

1 min de leitura
Imagem de: Olimpíada de Tóquio pode ter tufão e altas temperaturas
Imagem: Comitê Olímpico Internacional/Divulgação

Marcada para esta sexta-feira (23), a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio pode ser afetada pela passagem de um tufão, conforme meteorologistas japoneses. O evento, com início às 8h (horário de Brasília), já precisou passar por diversas mudanças por conta da pandemia do novo coronavírus.

Desde o último dia 14, a Agência Meteorológica Japonesa (JMA) tem monitorado uma área de baixa pressão formada na região da Micronésia. O sistema, inicialmente classificado como depressão tropical Fabian, evoluiu para tempestade tropical no domingo (18), batizada de In-fa.

Se deslocando rumo ao norte, ela ganhou força na terça-feira (20) e formou um “olho”, passando a ser denominado Tufão In-fa. Classificado como categoria 1, com ventos de até 120 km/h, o fenômeno se aproximou da ilha de Okinawa nessa quarta-feira (21), impactando o tempo na região sul do Japão.

Conforme o site Tempo.com, o tufão tem mudado a trajetória rumo ao oeste, mas ainda pode impactar a capital japonesa. De olho na previsão do tempo, o comitê organizador da Olimpíada de Tóquio afirmou que está monitorando as condições meteorológicas e emitirá um comunicado se houver risco para a realização do evento.

Recordes de temperatura à vista

Além do Tufão In-fa, que pode gerar ondas de até 3 metros de altura, empolgando os atletas de surfe, o calor também será destaque durante os próximos dias no Japão. De acordo com o Independent, as competições em Tóquio podem ficar marcadas como os "Jogos Olímpicos mais quentes da história".

Com um crescimento três vezes maior do que a média global, a temperatura da capital japonesa aumentou 2,9ºC desde 1900. A publicação lembra ainda que a cidade tem um histórico de ondas de calor em julho, como em 2018, quando os termômetros chegaram a mais de 40ºC por lá.

A previsão é de uma temperatura média de 31ºC para os primeiros dias olímpicos, com altos níveis de umidade e possibilidade de tempestades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.