Perseverance tem 'foto da família' com missões anteriores em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance tem 'foto da família' com missões anteriores em Marte

A sonda Perseverance já ganhou fama mundial ao pousar em Marte com sucesso e até enviar materiais em foto e até em vídeo com alta qualidade do planeta para a NASA.

Só que ela ainda esconde alguns segredos, como a mensagem cifrada no paraquedas e outro detalhe que passou quase despercebido sobre o veículo: uma espécie de "foto da família" que o veículo carrega acoplado em seu exterior.

Os desenhos foram descobertos após a publicação de algumas fotos de si mesma tiradas pela Perseverance na última semana. Em uma das imagens, é possível perceber ilustrações na cor branca na parte inferior da sonda. Entretanto, em um primeiro momento, ninguém sabia o que os símbolos realmente significavam.

O topo da Perseverance e o local em que a placa está posicionada (em vermelho).O topo da Perseverance e o local em que a placa está posicionada (em vermelho).Fonte:  NASA 

A resposta veio rapidamente: trata-se de um desenho de missões anteriores que foram bem-sucedidas a explorar Marte, em uma espécie de homenagem ao legado da agência e à atual missão espacial.

Conheça a família

A sequência de ilustrações respeita a ordem cronológica das missões anteriores. A primeira delas, da esquerda para a direita, é a Sojourner — a primeira sonda a caminhar em solo marciano, em 1997. Depois dela, estão posicionados os veículos Spirit e Opportunity, que são "gêmeos" e foram enviados entre 2003 e 2004 para buscar evidências de água em Marte.

Em seguida, está a sonda Curiosity, uma das mais badaladas, que pousou em 2012 e ainda estuda uma cratera em solo marciano. Por fim, estão listadas a Perseverance a o helicóptero Ingenuity, que foram juntos na missão. Os primeiros voos, entretanto, só devem começar depois de alguns meses.

As ilustrações devidamente nomeadas.As ilustrações devidamente nomeadas.Fonte:  Space.com 

Após a descoberta, uma das engenheiras do NASA Jet Propulsion LAB (JPL), Moogega Cooper, compartilhou em seu perfil no Twitter uma foto da produção da placa, momentos antes de ela ser fixada na Perseverance.

Vale lembrar que apenas missões de grande porte da NASA foram contempladas na homenagem — sondas de outros países ou até lançamentos de menor importância acabaram deixados de lado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.